CR929

A GE Aviation e a Rolls-Royce estão se destacando com as duas finalistas para o fornecimento de motores do CR929, uma aeronave de duplo corredor produzida em conjunto pela Rússia e China, através da UAC (Rússia) e da Comac (China).

“Agora estamos escolhendo um dos dois fornecedores, o GEnX da General Electric e o Trent 7000 da Rolls Royce”, disse Maxim Litvinov, um dos dois principais projetistas. “Mas agora a United Engine Corporation e a Aero Engine Corporation da China (AECC) também estão cooperando na criação de um novo motor”.

Os dois motores citados são de nova geração, e equipam aeronaves da Boeing e Airbus, os modelos 787 Dreamliner e A330neo, respectivamente.

Desde o início do projeto o foco dos chineses e russos é criar um avião capaz de ganhar mercado no ocidente, e por isso o avião vai incorporar diversos componentes fabricados por empresas ocidentais, mas também será adaptável ao estilo dos russos, que preferem a independência do fornecimento de componentes vitais, como os motores.

O motor russo deverá estar disponível no final da próxima década, então o CR929 seria certificado e equipado inicialmente com uma propulsão da GE ou RR, as duas selecionadas de sete empresas estrangeiras.

A prioridade na escolha de fornecedores será dada a empresas russas e chinesas, e depois a empresas ocidentais com joint-ventures de parceiros russos ou chineses.

No mesmo evento a UAC e COMAC apresentaram um mock-up da aeronave em tamanho real, com uma configuração de interior moderna e cockpit semelhante ao Airbus A350. Veja mais Clicando Aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA