A GE Celma, unidade de aviação da GE no Brasil, acaba de dar mais um importante passo para transformar o seu novo empreendimento de testes de motores aeronáuticos, localizado em Três Rios (RJ), em um “Banco de Provas Verde”.

A empresa investiu no plantio de mais de 2 mil árvores, em uma área de 8 mil m², que faz parte do terreno da recém-inaugurada célula de testes – considerada uma das maiores e mais modernas do mundo e capaz de revisar uma média de 700 motores por ano.

A região ganhou espécies de recobrimento e de diversidade, incluindo árvores Jacarandá-da- Bahia, ameaçada de extinção.

“O plantio teve início em dezembro de 2017 e a altura das árvores já chega a três metros de altura. Realizamos monitoramentos mensais e atividades de manutenções, conforme a necessidade de cada área”, explica Marcelo Geraldo, líder do projeto.

O plantio fez parte do Projeto Executivo de Reposição Florestal da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Três Rios.

Foto – GE/Divulgação

Além do novo verde do entorno, o Banco de Provas – inaugurado em outubro de 2018 – foi planejado para o aproveitamento da água da chuva para uso nos banheiros. E também para a utilização da energia solar para o aquecimento da água dos vestiários.

A iluminação do prédio é 100% LED e conta com isolamento térmico, como forma de reduzir o consumo de condicionamento de ar. Possui, ainda, estação própria de tratamento de esgoto.

“O cuidado com o meio ambiente é uma premissa básica da GE e tivemos a preocupação em garantir a sustentabilidade no nosso empreendimento, seja no prédio principal, como na área de 250 mil m² que ocupamos. Acompanhar o crescimento de mais de 2 mil árvores e as transformações que o nosso “Banco de Provas Verde” vem trazendo para a região é muito gratificante”, finaliza Claudia Carvalho, líder de Crescimento da GE Celma.