Gigante Aeroporto de Pequim/Daxing atinge marca de 10 milhões de passageiros

O novo Aeroporto de Pequim, Daxing International, na China, atingiu recentemente a marca de 10 milhões de passageiros transportados, mesmo com a pandemia de COVID-19.

A marca de 10 milhões de passageiros foi atingida após aproximadamente um ano de operações do local. Os voos em Daxing começaram a ser operados no dia 25 de setembro de 2019.

O aeroporto espera que a movimentação total de passageiros até o final do ano seja de cerca de 16 milhões de passageiros. A estimativa é ter um movimento de até 70 milhões de passageiros em 2023, quando a transferência for completamente concluída.

 

O novo Aeroporto de Pequim

Toda a construção foi iniciada do zero, em 2014, e as operações deverão ser iniciadas ainda em setembro deste ano. Todo esse tempo em meio ao país da mão de obra rápida e barata é devido ao tamanho do aeroporto, que será capaz de movimentar 100 milhões de passageiros por ano a partir de 2025.

Toda a arquitetura do terminal foi pensada para minimizar a distância percorrida pelo passageiro, e aumentar enormemente o conforto. O terminal de 700 mil m² é dividido em 5 píers, em uma configuração de estrela, o saguão principal se localiza no centro, permitindo também um grande hall de entrada.

O projeto apresenta oito pistas de pousos e decolagens, mas as operações foram iniciadas em setembro de 2019 com apenas quatro. Isso mostra uma futura expansão do local para comportar ainda mais passageiros no mesmo sítio aeroportuário.

A primeira etapa custou no total US$ 12 bilhões, mas futuros projetos de expansão, com a construção de pistas e mais taxiways, deve aumentar esse montante para US$ 17 bilhões.


A acessibilidade foi garantida através de uma linha de trem até o local, que se conecta com as linhas de ônibus, trem-bala e metrô, também há um edifício garagem que comporta veículos movidos a energia elétrica.

Debaixo do terminal há uma estação de trem e uma linha de metrô, que permitirão aos viajantes chegar ao centro da cidade em 20 minutos. 

Apesar de toda essa obra, o novo aeroporto já nasceu no limite da sua capacidade, o atual aeroporto de Pequim movimenta 95 milhões de passageiros, e parte desse tráfego de passageiros deve ser diretamente migrado para o terminal novo, que abriu com capacidade para 72 milhões de passageiros por ano.

 

DEIXE UMA RESPOSTA