Airbus A340

Com cada vez mais aviões bimotores em operação, se torna raro a aparição de um quadrimotor como o Airbus A340 e suas variantes. A pandemia também deu uma força para que esse tipo de avião fosse aposentado antes do planejado.

Uma das empresas que continuam utilizando o Airbus A340 é a Air Atlanta Icelandic, operando inclusive a maior versão em voos cargueiros.

Neste último fim de semana, o Aeroporto de Guarulhos em São Paulo recebeu uma operação da Air Atlanta Icelandic com o Airbus A340-600. A aeronave de matrícula TF-MFC tem apenas os títulos World Cargo escritos na fuselagem.

A passagem da aeronave por Guarulhos foi registrada pela Live do SBGR Live no YouTube.

O Airbus A340-600 da Air Atlanta Icelandic chegou na noite do dia 18 de junho às 23h04, procedente de Nairobi (NBO) no Quênia. O gigante avião parou no terminal de cargas de Guarulhos, não há informação do que foi transportado.

O quadrijato europeu decolou na tarde de ontem (19) às 16h04 com destino a Nairobi (NBO). 

O Aeroporto de Guarulhos recebia diariamente a operação de um Airbus A340, da Iberia e também da South African além da Lufthansa. Nos dias atuais a empresa espanhola opera com o Airbus A330 e algumas operações com o Airbus A350.

A Lufthansa ainda opera com um quadrijato em voos regulares para São Paulo, mas com o Boeing 747-8.

A operação da Air Atlanta Icelandic em Guarulhos nesse último final de semana inclusive foi realizada por uma aeronave que operou pela Iberia. Originalmente entregue a companhia espanhola em junho de 2003 sob a matrícula EC-INO.

Permaneceu em operação pela Iberia até junho de 2021 quando foi repassado para a Air X Charter, e recebeu a matrícula 9H-FFC. Poucos meses depois foi repassado para a Air Atlanta onde começou a realizar voos cargueiros.