Gigante cargueiro soviético transporta satélite de duas toneladas para os EUA

Antonov An-124 Satélite EARTHCARE Alemanha EUA Estados Unidos Califórnia EUA

Desenvolvido na era soviética, o icônico cargueiro Antonov An-124 foi acionado para mais uma missão internacional de cargas pesadas, dessa vez, ao transportar um satélite de duas toneladas. 

A carga especial em questão é um satélite de observação da Terra EarthCARE, programado para ser lançado ao espaço em maio a bordo do foguete Falcon 9. 

O satélite EarthCARE foi construído pela Airbus Defence and Space, em Friedrichshafen, Munique, na Alemanha, de onde foi transportado para Vandenberg, na Califórnia, nos Estados Unidos. 

A missão de lançamento do EarthCARE acontecerá na a Base da Força Espacial de Vandenberg, resultado de um projeto conjunto entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Japonesa (JAXA). 

O EarthCARE fornece dados climáticos importantes e terá a função de compreender o papel que as nuvens e os aerossóis desempenham no aquecimento global, tornando-se um grande aliado para compreender as alterações climáticas.

 

 

Conheça o Antonov AN-124 

Foto: Antonov Airlines

 

 

O Antonov AN-124-100 é considerado o segundo maior avião de carga do mundo, perdendo apenas para o finado AN-225, também da Antonov.

O cargueiro ucraniano Antonov An-124 tem 69 metros de comprimento, cerca de 21 metros de altura, envergadura de aproximadamente 73 metros e capacidade para transportar até 150 toneladas.

A cabine de carga é pressurizada e conta com um volume total de 1.050 m³. Com essas características, transporta diferentes tipos de carga, incluindo peças ou remessas fora do padrão e de grandes dimensões.

Uma outra curiosidade desta aeronave é que ela conta com um trem de pouso equipado com 24 rodas e permite alterar o ângulo da fuselagem para simplificar as operações de carregamento. Além disso, possui duas entradas de carga, ambas com rampas de entrada.

 

Leia também: 

 

 

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: gabriel.benevides@aeroflap.com.br

Categorias: Carga Aérea, Notícias

Tags: Alemanha, Antonov, Antonov An-124, Estados Unidos, EUA, Satélite

Sair da versão mobile