Imponente por onde passa, o Antonov An-225 ‘Mriya’ iniciou hoje (1/10) o seu tour de operações pontuais ao redor do mundos. Entre os dias 1 a 5 de outubro, a aeronave com 6 motores está com voos programados para 4 cidades entre os continentes da Ásia e Europa.
Após decolar da sua base em Kiev com destino ao Cazaquistão via Almaty, o cargueiro seguirá para a China até o aeroporto de Tianjin. Em seguida, será a vez de Istambul receber a maior aeronave do mundo, no qual o AN-225 decolará com destino à Linz, na Áustria no dia 05 de outubro, quando a aeronave posteriormente retornará até a sua base na Ucrânia.
Para os entusiastas e fãs do AN-225 de plantão, é possível acompanhar todos os voos via aplicativo ou site do Flightradar24, basta no campo de pesquisa digitar o registro da aeronave (UR-82060), ou acessar diretamente este link.
Vale lembrar que, algumas regiões no momento em que o An-225 estiver sobrevoando podem apresentar baixa cobertura ADSB, ocasionando interrupções durante o acompanhamento.
Por fim, ainda não se sabe qual o tipo de carga que o An-225 transportará, mas sem dúvidas trata-se de uma carga bastante complexa tanto no seu tamanho, quanto no seu peso, algo que a Antonov Airlines é especializada por natureza, principalmente com o uso do seu irmão caçula Antonov AN-124 ‘Ruslan’, quadrijato que tem marcado presença no Brasil nos últimos meses.
Algumas curiosidades sobre o An-225
Desenvolvido na era soviética e com primeiro voo em 1988, o An-225 pode transportar até 250 toneladas de carga. A carga única mais pesada já transportada pelo An-225 teve um peso máximo de 187,6 toneladas.
Contudo, o An-225 foi fundamental durante os primeiros meses da pandemia da Covid-19, onde o cargueiro realizou inúmeros voos para diversos países com uma enorme quantidade de suprimentos hospitalares, e com certeza, tais operações fizeram toda a diferença em um momento ímpar da humanidade graças à sua capacidade de levar até 250 toneladas.
Para quem não sabe, o An-225 tem 14 pneus e rodas em cada lado do trem de pouso principal, além de um duplo trem de pouso na dianteira, totalizando mais 4 pneus e rodas. As três últimas fileiras de rodas são direcionáveis, para facilitar o taxiamento nos aeroportos.
A aeronave tem 88 metros somente de envergadura (asa), e você pode conferir mais curiosidades sobre o maior avião do mundo em operação acessando aqui.