Foto - U.S. Air Force photo/Todd Cromar

Gina “Torch” Sabric é a primeira mulher piloto de um caça Lockheed Martin F-35 nos EUA, ela é da Base de Hill, em Utah, e compõe da 419ª Ala de Caça.

A Coronel é uma piloto de destaque na Força Aérea dos Estados Unidos, com mais de 22 anos de experiência e 10 aviões diferentes no currículo. 

Durante muito tempo o foco de Sabric foi na formação de novos pilotos, mas ela já iniciou sua carreira operando o sistema de armas do F-15E Strike Eagle, mas logo foi para o trinamento de pilotos no F-16 Fighting Falcon.

Ela ainda passou pela experiência de pilotar remotamente o MQ-9 Reaper, e logo depois foi para o T-38 Talon, voltando às missões de treinamento de pilotos.

Antes de voar no F-35 ela estava realizando missões especiais no Wolfhound C-146A, na Flórida.

Ela tem mais de 2500 horas de voo, incluindo o tempo em combate, e se desdobrou várias vezes em apoio à Operação Allied Force, Enduring Freedom, Iraqi Freedom e Noble Eagle.

Foto – U.S. Air Force photo/Todd Cromar

E tudo isso começou quando Gina foi em um show aéreo local, influenciada pelo seu pai que era Piloto Particular de avião nas horas vagas.

“Meu pai era um piloto particular, então ele me levou para um show aéreo quando eu era uma garotinha, e eu lembro de olhar para aqueles aviões e ficar maravilhada”, disse Sabric.

Desde então ela tirou sua licença de piloto particular, e estudou Engenharia Aeroespacial em Penn State, antes de entrar para a Força Aérea dos Estados Unidos.