GOL espera receita maior no 4º trimestre de 2021, porém ainda com prejuízo alto

GOL Smiles Boeing 737 PR-GOW
Pouco a pouco, companhia retira o Boeing 737-700 de sua frota.

A GOL Linhas Aéreas divulgou hoje (10/01) uma Atualização ao Investidor sobre suas expectativas para o quarto trimestre de 2021.

Nesta a GOL lista uma demanda em alta, acompanhada também por crescimento na receita da companhia, porém com Prejuízo Por Ação (LPA) e Prejuízo Por Ação Depositária Americana (LPADS) de aproximadamente R$1,331 e US$0,481, respectivamente.

Os resultados são prévias, e ainda não devidamente auditados pela aérea, que espera apresentar seus resultados financeiros do 4º trimestre de 2021 no dia 17 de fevereiro.

A margem EBITDA no trimestre está estimada em aproximadamente 35%, um aumento em relação à do trimestre findo em dezembro de 2020 (29,5%).

A receita unitária de passageiro (PRASK) esperada para o quarto trimestre é maior em aproximadamente 35%, comparada ao mesmo período do ano passado.

Os custos unitários ex-combustível (CASK ex-comb) deverão reduzir aproximadamente 12% comparativamente ao quarto trimestre do ano anterior, principalmente devido à melhor produtividade (aumento do ASK, utilização de aeronaves e eficiência operacional), parcialmente compensado pelo aumento de depreciação devido à adição de dez aeronaves líquidas na frota.

Os custos unitários com combustíveis (CASK comb) deverão aumentar aproximadamente 55% comparada ao mesmo período do ano passado, impactado negativamente pelo aumento do preço médio do QAV em aproximadamente 75%, parcialmente compensado por uma frota mais eficiente em termos de combustível, resultando em uma redução de 5% no consumo de combustível por hora operada.

Considerando uma base de custo unitário de combustível constante ao trimestre encerrado em dezembro de 2020, a margem EBITDA para o trimestre teria sido de aproximadamente 39%.

A alavancagem financeira da GOL, apresentada pelo indicador Dívida Líquida/EBITDA, foi aproximadamente 5,6x no trimestre findo em dezembro de 2021 (4,7x em IFRS-16). A companhia amortizou aproximadamente R$ 200 milhões de dívida no trimestre, e a liquidez total no final do trimestre está estimada em R$ 3,6 bilhões.

 

 

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