A GOL Linhas Aéreas inaugurou rampas exclusivas para embarque e desembarque remotos nos aeroportos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, no Acre. A iniciativa faz parte dos investimentos da companhia em acessibilidade e inclusão e têm o propósito de facilitar o acesso a aeronaves nestes terminais, que registram alto volume de clientes com deficiência ou mobilidade reduzida e não possuem pontes de embarque, os chamados fingers.

O sistema da rampa é manual e funciona de forma quase idêntica ao das escadas já utilizadas, sendo conectado à aeronave no momento do embarque e do desembarque. O equipamento possui ainda tecnologia para abastecimento solar, capaz de tornar autossuficiente a sua iluminação.

Para facilitar o acesso dos clientes e dar suporte à estrutura dos aeroportos nacionais em que está presente, a GOL conta atualmente com 59 stair tracs (elevadores portáteis de cadeira de rodas para locomoção de passageiros durante embarque), 33 liftkars (modelo mais moderno do equipamento e similar aos stair tracs) e aproximadamente 350 cadeiras de rodas convencionais. A companhia também investe constantemente em treinamentos para o manuseio adequado dos equipamentos.

Para os clientes com deficiência auditiva, a companhia disponibiliza no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, máquina com tradução simultânea para Libras, a língua brasileira de sinais.

Passageiros com deficiência visual contam, nos aeroportos nacionais, com um livreto em braile com as informações expostas nos balcões. A companhia também disponibiliza, em todos os voos, o manual de segurança adaptado em braile e fonte com letra maior para pessoas com baixa visão.

O site da GOL segue ainda, o padrão internacional web, contendo a opção de variação de contraste nas cores branca, preta e azul e o aumento de fonte para pessoas com deficiência visual, incluindo daltonismo. Além disso, o site permite a navegação por teclado que atende, principalmente, as pessoas com deficiência visual.

No ano passado, as rampas de acesso da GOL foram implantadas nos aeroportos de Petrolina (PE) e Juazeiro do Norte (CE). O equipamento foi lançado com exclusividade nos aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ), em 2016.