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GOL lidera alta no preço médio da passagem aérea, que teve aumento de 45,3%

Boeing 737 MAX GOL

A Tarifa Aérea Média Doméstica Real no terceiro trimestre de 2021 foi de R$ 529,93, um aumento de 45,3% em relação ao mesmo período de 2020.

Entre as principais empresas brasileiras, que representaram 99,5% da demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros, em comparação com o 3º trimestre de 2021 do mesmo período do ano anterior, as Tarifas Aéreas Médias Domésticas Reais da Azul, da Gol e da Latam subiram 37,2%54,2% e 44,1%, respectivamente.

Já o Yield Tarifa Aérea Médio Doméstico Real foi de R$ 0,3986, com aumento de 57,1% em relação ao 3º trimestre do ano anterior.

No período de janeiro a setembro de 2021, 5,1% das passagens foram comercializadas com tarifas aéreas abaixo de R$ 100,00 e 42% abaixo de R$ 300,00. As passagens acima de R$ 1.500,00 representaram 2,2% do total.

O comportamento do Yield Tarifa Aérea Médio Doméstico Real seguiu a mesma tendência para cada empresa, em que o índice das empresas Azul, Gol e Latam aumentaram, respectivamente, 42,6%, 79,2% e 48,4%.

Os dados foram divulgados no o Relatório de Tarifas Aéreas Domésticas do 3º Trimestre de 2021 (clique no link para acessar), divulgado nesta quarta-feira, 1º de dezembro, pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

 

Contexto do Transporte Aéreo

Quanto aos indicadores relacionados aos custos mais significativos da indústria, o contexto do 3º trimestre de 2021, comparado ao mesmo período do ano anterior, continua marcado pela pandemia de Covid-19.

Nesse cenário, houve aumento no preço do combustível de aviação correspondente a 56,6% em relação ao 3º trimestre de 2020; a taxa de câmbio foi 2,8% inferior a esse período; a inflação acumulada nos últimos 12 meses, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), correspondeu a 10,25%, superando a meta estipulada pelo Banco Central do Brasil, de 3,75% para o ano de 2021; o Produto Interno Bruto (PIB) subiu 4%; e as empresas aéreas mantiveram reduzida a oferta de voos para adequar a malha aérea à realidade de demanda.

Em relação ao mesmo período de 2020, a oferta do 3º trimestre de 2021 aumentou 132%, mas ainda é 19,8% menor que a oferta do 3º trimestre de 2019.

 

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