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GOL planeja receber o primeiro 737 MAX 10 em 2022

GOL Boeing 737 MAX 10

A GOL Linhas Aéreas espera receber o primeiro 737 MAX 10 da sua frota em 2022, cerca de dois anos após a Boeing certificar a variante da aeronave, que pertence à família 737 MAX, já em operação pela GOL.

A expectativa é para uma configuração interna com única classe e 216 assentos, a capacidade máxima do 737 MAX 10 é para 230 passageiros (sem contabilizar os tripulantes).

“Ao padronizar nossa frota com o Boeing 737 Max, reduziremos os custos, aumentaremos a produtividade e seremos mais ágeis operacionalmente. Isso nos dá maior flexibilidade para realizar manutenções e trocas de aeronaves em toda a rede. O mesmo avião pode ser usado nos segmentos doméstico e internacional. Isso garante que continuemos oferecendo uma experiência de viagem diferenciada aos Clientes, com saídas pontuais em aeronaves de última geração”, disse o vice-presidente financeiro da GOL, Richard Lark.

O Boeing 737 MAX 10 foi uma versão alongada do 737 MAX 9 lançada em 2017, durante o Paris Airshow, a GOL optou por encomendar a aeronave em 2018, durante o Farnborought Airshow, realizando uma alteração na sua encomenda original para o 737 MAX 8. O maior comprimento da fuselagem proporcionou um acréscimo de capacidade na ordem de 30 assentos, em comparação com um 737 MAX 8 (MAX 200), e 10 assentos em comparação com o 737 MAX 9.

No total a GOL vai receber 30 unidades do 737 MAX 10, e mais 115 do modelo 737 MAX 8. A companhia já ressaltou que planeja usar o avião em rotas de alta demanda na América do Sul.

“O Boeing 737 MAX 10 é a aposta da GOL na retomada de crescimento da aviação no Brasil, a função dele será a conexão dos hubs da GOL nos melhores horários com maior demanda”, disse Paulo Kakinoff, presidente da GOL, durante uma coletiva para jornalistas e acompanhada pelo Portal Aeroflap.

Ao mesmo tempo a companhia declarou que planeja terminar 2018 com sete aviões 737 MAX 8 na sua frota, principalmente para apoiar os voos internacionais para a América Central e os EUA.

 

O 737 MAX 10

Lançado oficialmente em 2017 como forma de concorrer melhor com o Airbus A321neo, o novo 737 MAX 10 incorpora uma série de alterações em comparação com o MAX 9.

A Boeing acrescentará mais uma seção e meia na fuselagem do 737 MAX 9, aumentando o tamanho do avião em 1,68 metros, dessa forma a capacidade da aeronave saltará de 220 passageiros para 230.

Uma leve alteração no trem de pouso será realizada, para evitar o tail strike nos procedimentos de decolagem e pouso. A altura será ampliada através de uma alteração no amortecedor da aeronave, permitindo manter o mesmo compartimento do trem de pouso das outras versões.

O motor será o mesmo que equipa o 737 MAX 9. Dois CFM Leap-1B, com 28 mil lbs de empuxo (cada), serão responsáveis pela propulsão do jato.

O avião já acumulou mais de 450 pedidos firmes, provenientes de 18 clientes em todo o mundo. As entregas estão programadas para começar no período de 2020.

 

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