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GOL terá que explicar cobrança na marcação de assentos para o Governo Federal

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), pediu uma explicação à GOL Linhas Aéreas sobre as duas novas tarifas da companhia aérea, que incorporam a cobrança para a marcação antecipada de assento em um voo.

De acordo com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, a cobrança por parte da GOL é abusiva na visão do órgão, visto que o passageiro perde o direito ao assento, item que é a cobrança básica na hora da compra da passagem.

Uma reunião será realizada na próxima segunda-feira entre a companhia aérea e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), como forma de esclarecer a cobrança, e dessa forma autorizar ou não a companhia realizar esse tipo de serviço.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor também concordou com o ponto de visto do DPDC, afirmando ainda que crianças precisam viajar perto dos pais, para evitar problemas. O instituto também questionou a taxa de cobrança em caso de cancelamento ou alteração das Tarifas Promo e Light, da GOL.

A ANAC por sua vez se manifestou afirmando que a cobrança da marcação de assento não é regulamentada no Brasil, e por isso dá liberdade à companhia de realizar a cobrança com base nos seus serviços.

 

Novas tarifas da GOL

A GOL Linhas Aéreas reformulou suas classes tarifárias e agora está cobrando pela marcação antecipada de assentos, mas somente para os bilhetes que foram emitidos nas Tarifas Promo e Light.

O cliente que comprou uma passagem na Tarifa Promo precisará pagar R$ 20 para marcar o assento, já aqueles que compraram um bilhete aéreo na Tarifa Light precisará pagar R$ 10. As duas classes também não incluem o despacho de bagagem e a antecipação do voo.

A antecipação só será permitida na Tarifa Light, ao custo de R$ 50. Clientes da Tarifa Promo não podem modificar seu voo poucas horas antes da partida. Esse serviço era oferecido como um diferencial desde 2013, permitindo até a antecipação via app mobile, a equipe da Aeroflap já usou esse serviço durante nossas viagens para os eventos.

Para os clientes que desejarem marcar seus assentos, isso somente será permitido no período de check-in, que vai de 7 dias antes do voo até 45 minutos antes da partida. Não é possível marcar seu assento gratuitamente sem realizar o check-in.

Mesmo na Tarifa Promo, clientes Smiles Diamante podem marcar gratuitamente seu assento e também antecipar seu voo. Clientes Smiles Ouro pagam somente R$ 25 para antecipar seu voo, além de terem 50% de desconto na marcação do assento.

Vale lembrar que os voos internacionais também entram nessa nova regra tarifária.

Clientes que emitiram a sua passagem com a antiga classe tarifária não participam dessas novas regras. Clique Aqui para conferir como funcionava as antigas classes tarifárias. Para conferir todos os detalhes das tarifas atuais e novas Clique Aqui.

 

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