Aeroporto Infracea Bauru São Paulo
Foto: INFRACEA

Na segunda-feira 1º de março de 2021, a INFRACEA iniciou a prestação de serviços de operação e manutenção da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações (EPTA) Categoria A, para o Aeroporto Estadual de Bauru-Arealva / Moussa Nakhl Tobias (IATA: JTC, ICAO: SBAE), sob contratação do Departamento Aeroportuário do Estado de São Paulo (DAESP).

A operação da EPTA Bauru-Arealva (“Rádio Bauru”) é contínua (H24), com uma disponibilidade de 24 horas por dia e 7 dias na semana. Caracterizando-se assim como uma atividade ininterrupta destinada à coordenação de tráfego aéreo das aeronaves que pousam, decolam e sobrevoam a localidade em um raio de até 27 NM (milhas náuticas, aprox. 50 quilômetros).

Fornecendo também informações aeronáuticas do aeródromo e dados meteorológicos para as aeronaves, tecnicamente prestando serviços de informação de voo e alerta. A estação é operada por OEAs (Operadores de Estação Aeronáutica) profissionais formados pelo DECEA através do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) com experiência e conhecimento aeronáutico.

Além da operação foi assumida também a responsabilidade de manter todos os equipamentos de comunicação, meteorologia, navegação aérea e demais equipamentos do aeródromo em perfeito funcionamento, executando manutenções corretivas, preventivas e preditivas.

Na equipe da INFRACEA Bauru-Arealva estão sete operadores de estação aeronáutica (OEA), um técnico de manutenção eletrônica, sob a gestão local de um Supervisor responsável com conhecimento técnico operacional na área de proteção ao voo, conforme estabelecido na ICA 63-10 e demais legislações pertinentes ao desenvolvimento das atividades relacionadas à EPTA.

Resultado da capacidade de mobilidade, tecnologia e pessoal especializado, a empresa contratada pelo Aeroporto de Bauru-Arealva garantirá o perfeito funcionamento inserindo além dos operadores que trabalham por escala, uma supervisão diária local com a responsabilidade de harmonizar o serviço de cada operador (OEA), realizando interface com a administração do aeroporto de forma que os operadores possam focar exclusivamente nas suas atividades, culminando em eficiência e ganho administrativo e operacional junto aos tramites locais e externos.

Além da equipe local temos também uma equipe com uma coordenação de segurança operacional (SGSO) que regularmente acompanha as operações e controla os procedimentos e as inspeções externas, garantindo a harmonização das normas e a segurança de voo e aeroportuária.

“Uma EPTA com papel fundamental para toda região administrativa de Bauru”

Em entrevista à equipe de imprensa, CEO da INFRACEA comentou sua satisfação com o projeto:

“É com uma satisfação muito grande que iniciamos a operação da EPTA em Bauru-Arealva. Uma oportunidade sem igual para trabalharmos apoiando a operação em um dos aeroportos e espaços aéreos mais importantes do interior paulista. Uma EPTA com papel fundamental para toda região administrativa de Bauru, elevando em qualidade a segurança operacional, transmitindo informações com precisão, oportunas e em tempo real para todas as aeronaves que trafegam no espaço aéreo da Rádio Bauru – nome dado à EPTA Bauru-Arelva.”, comentou Fernando Siqueira, CEO & Fundador da INFRACEA.

 

Via: INFRACEA