Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

Um MH-60R da Marinha Real Australiana (RAN). Foto: Jakob Kapelj/RAN.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos, através da Agência de Cooperação em Segurança e Defesa (DSCA), aprovou na sexta-feira (08) a possível venda de 12 helicópteros Sikorsky MH-60R Seahawk para o Governo da Austrália. 

Além das aeronaves, o negócio, estimado em US$ 985 milhões, também inclui seis motores General Electric T-700-GE-401C sobressalentes (24 já instalados), Sistemas Conjuntos de Rádio Tático (12 instalados, 8 sobressalentes), Medidas de Suporte Eletrônico, 12 metralhadoras GAU-21 calibre .50 BMG, 12 metralhadoras M240D calibre 7,62×51, sistemas de alerta de mísseis AN/AAR-47 e vários outros instrumentos, sistemas de comunicação, simulação, treinamento navegação e detecção. 

Na última semana, a DSCA também comunicou a aprovação da venda de um caça de guerra eletrônica EA-18G Growler para a Austrália. Canberra quer adquirir a aeronave para repor a perda de um EA-18G durante um exercício nos EUA em 2018. 

Segundo o comunicado da DSCA, “A venda proposta apoiará os objetivos de política externa e segurança nacional dos Estados Unidos. A Austrália é um de nossos aliados mais importantes no Pacífico Ocidental. A localização estratégica desse poder político e econômico contribui significativamente para garantir a paz e a estabilidade econômica na região. É vital para o interesse nacional dos Estados Unidos ajudar nosso aliado a desenvolver e manter uma capacidade de autodefesa forte e pronta.”

“Esta proposta irá melhorar a capacidade da Austrália de realizar missões de guerra antissuperfície e antissubmarino, juntamente com a capacidade de realizar missões secundárias, incluindo reabastecimento vertical, busca e resgate e retransmissão de comunicações. A Austrália usará a capacidade aprimorada como um impedimento para ameaças regionais e para fortalecer a defesa de sua pátria. A Austrália não terá dificuldade em absorver esse equipamento para suas forças armadas.”

Helicópteros MH-60R da Marinha Real Australiana. Foto: RAN.

A Marinha Real Australiana (RAN) já opera 24 helicópteros MH-60R multimissão, adquiridos entre 2013 e 2016. As aeronaves são armadas com torpedos Mk.54 e mísseis ar-solo AGM-114 e são empregadas em operações contra submarinos e embarcações de superfície, busca e resgate, inserção e extração de tropas, dentre outras missões.

Além da Austrália, o Seahawk está em serviço no Brasil, Estados Unidos, Espanha, Taiwan, Coreia do Sul, Grécia, Japão, Índia, Arábia Saudita, Singapura, Tailândia, Dinamarca e Turquia. 

DEIXE UMA RESPOSTA