MH-60 R EUA Austrália
Helicópteros MH-60R da Marinha Real Australiana. Foto: RAN.

O Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda de oito helicópteros de combate MH-60R Seahawk para a Marinha da Espanha. A venda, que ainda deve ser aprovada pelo Congresso dos EUA, é estimada em US$ 950 milhões. 

O negócio inclui múltiplos itens, como mísseis ar-solo AGM-114N Hellfire, metralhadoras GAU-21 calibre .50 BMG, foguetes APKWS guiados por laser, enlace de dados, sonobóias, sonares, sistemas de navegação e comunicação segura, motores sobressalentes, sensores de autoproteção e outros.

mh-60r hellfire
MH-60R disparando um míssil AGM-114 Hellfire. Foto: Mark A. Leonesio/US Navy.

Se o contrato for assinado, o governo estadunidense e a Lockheed Martin deverão prover treinamento para pilotos e mecânicos, bem como suporte logístico e de engenharia. Em comunicado, a Agência de Cooperação em Defesa e Segurança diz que “a venda proposta melhorará a capacidade da Espanha de enfrentar as ameaças atuais e futuras.”

“O Helicóptero Multimissão Sikorsky MH-60R fornecerá a capacidade de realizar missões de guerra antissuperfície e antissubmarino, juntamente com a capacidade de realizar missões secundárias, incluindo reabastecimento vertical, busca e salvamento e retransmissão de comunicações, reforçando a capacidade da Marinha Espanhola de apoiar a OTAN e permanecer interoperável com os EUA e a aliança da OTAN.”

SH-60 MH60 Espanha
SH-60B Seahawk da Marinha Espanhola. Foto: Curimedia via Wikimedia (CC BY 2.0)

Atualmente a Marinha da Espanha possui 14 helicópteros SH-60 Seahawk, de geração anterior. Caso Madri siga em frente com a compra das aeronaves, o país se tornará o oitavo operador do MH-60R, presente nas frotas dos EUA, Grécia, Austrália, Dinamarca, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Índia.