Região poderá ser atendida pela operação regular de aeronaves a jato, permitindo que a população tenha acesso a vários destinos - Foto: Prefeitura de Jataí

O Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, autorizou a prefeitura de Jataí (GO) a lançar o processo licitatório para contratação das obras de construção do novo aeroporto regional.

A licitação contempla, nesta primeira etapa, a construção do sistema de pista de pouso e decolagem e taxiamento, pátio de aeronaves, vias de serviço, drenagem, cerca operacional e patrimonial, áreas de segurança, via de acesso e estacionamento, auxílios à navegação aérea, dentre outras. A nova infraestrutura permitirá a operação das aeronaves por instrumento.

Trata-se de obra estratégica considerando a importância agrícola da região sudoeste de Goiás. Quando as obras forem concluídas, a região poderá ser atendida pela operação regular de aeronaves a jato, sem restrições, permitindo que a população tenha acesso a vários destinos, apoiando o desenvolvimento regional.

A área indicada, já desapropriada pelo município, permite ampliações futuras, conforme for observado o crescimento da demanda de passageiros.

A licitação tem valor estimado de R$ 46.523.739,76, a serem custeados pelo Governo Federal, com recursos do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), e contrapartida municipal de cerca de 10% do valor total.

As obras devem ser executadas em 15 meses após a contratação da empresa vencedora e emissão de ordem de serviço. O edital deve ser publicado pelo município nas próximas semanas.

Essas intervenções fazem parte da primeira etapa de obras previstas no Termo de Compromisso n° 15/2017, firmado em 19 de dezembro de 2017 entre a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC/MInfra) e o município de Jataí.

O documento contempla ainda a construção de um novo terminal de passageiros, cujos projetos encontram-se em revisão pela projetista contratada, com expectativa de sua conclusão ainda em 2022, quando deverá ser autorizada sua licitação.

 

Via: Ministério da Infraestrutura