Novamente a venda da parte estatal da Alitalia foi postergada pelo Governo Italiano, agora para incluir uma suposta proposta que será apresentada pela estatal Ferrovie dello Stato (FS).

Além disso, outras empresas como a Delta e a Air France-KLM planejam fazer uma joint-venture de longo prazo, entre as empresa, juntamente com a FS. Todas essas empresas podem dividir a participação na Alitalia.

“Depois de receber dos comissários extraordinários da Alitalia o pedido para prorrogar o prazo de apresentação de uma oferta vinculante da FS, o ministro Luigi Di Maio autorizou a prorrogação do prazo para 15 de junho”, disse o Ministério do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho da Itália.

No final a divisão societária da Alitalia pode ser realizada da seguinte forma: 55% das ações para a FS, 15% para a Delta, 15% para a Atlantia e 15% para o Tesouro italiano.

A companhia está há dois anos sob intervenção, após uma grave crise financeira que quase resultou na falência da empresa. Apesar disso, nos últimos trimestres a Alitalia está apresentando resultados consistentes, que mostram uma melhora na sua administração.