Advertisement

Grécia recebe seis novos caças Dassault Rafale

rafale haf

Como havíamos antecipado no início deste mês, a Força Aérea Helênica (HAF) recebeu nesta quarta-feira (19) os seus seis primeiros caças Dassault Rafale. As aeronaves pousaram na base aérea de Tanagra, sua nova sede operacional. 

As aeronaves, quatro Rafale EG monosposto e dois Rafale DG de dois assentos, decolaram na manhã de hoje da sede da fabricante Dassault Aviation em Istres, na França.

Sob os comandos dos primeiros pilotos de Rafale da HAF, os caças foram recebidos em Tanagra pelo primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis, acompanhado pelo ministro da Defesa Nacional Nikolaos Panagiotopoulos e demais autoridades. Éric Trappier, presidente e CEO da Dassault, também esteve presente. 

Antes do pouso em Tanagra, os novos aviões sobrevoaram a Acrópole em Atenas, acompanhados de caças Mirage 2000, também sediados na base. Já nas novas instalações, os aviões receberam o tradicional batismo d’água e bênçãos cerimoniais. 

Os caças chegaram ao país pouco menos de um ano depois da assinatura do contrato inicial para aquisição de 18 aeronaves. Em 25/01/2021, Grécia e França oficializaram a compra de 12 aeronaves usadas e seis unidades novas de fábrica. Em setembro, o Primeiro-Ministro anunciou que decidiu comprar mais seis Rafales, aumentando para 24 o número de aeronaves adquiridas.

Mitsotakis disse que os jatos aumentarão o poder de dissuasão do país. “Os novos caças tornam nossa força aérea uma das mais fortes da Europa e do Mediterrâneo e selam o acordo de defesa greco-francês.”

O Ministro Panagiotopoulos sublinhou que a chegada dos aviões é um momento especial para a cooperação entre os dois países. Essas aeronaves superiores de última geração multiplicam o poder de dissuasão da Força Aérea e fortalecem nossa capacidade de enfrentar qualquer desafio de segurança em nossa área”, afirmou. 

 
As aeronaves são todas do padrão F3R, o mais avançado em serviço atualmente, e a partir de agora serão operadas pelo Esquadrão 332 da 114ª Ala de Combate da Base Aérea de Tanagra. O Rafale é o terceiro modelo francês a operar na base, que hoje é sede dos deltas Mirage 2000 e já abrigou caças Mirage F1. 
 
O contrato entre Paris e Atenas também inclui treinamento de pilotos e técnicos, suporte logístico e de manutenção e outros itens. Em termos de armamento, os Rafale EG/DG receberão mísseis ar-ar MICA e Meteor, mísseis antinavio Exocet e o míssil de cruzeiro SCALP. Tanto o Exocet quanto o MICA já são operados pela HAF nos Mirage 2000. 
 
Rafale M Exocet
Um Rafale M decola armado com mísseis ar-ar MICA e um míssil antinavio AM-39 Exocet.

“A mestria com que a Força Aérea Helénica realizou este primeiro voo de traslado é um testemunho da excelência da nossa cooperação e da força da nossa relação histórica com a Grécia há mais de 45 anos. Graças à nossa mobilização, conseguimos atender às expectativas das autoridades gregas em tempo recorde, que agora têm o Rafale em território nacional para reforçar a proteção e a soberania do país. Também atesta a excelente qualidade de nossas aeronaves, confirmada pelo sucesso nas exportações. Por último, reflete o nosso total empenho em satisfazer as necessidades do HAF e em participar nas ambições estratégicas da Grécia”, declarou Éric Trappier no final da cerimônia. 

Segundo a Dassault, o próximo lote de Rafales gregos será enviado ao país no final de 2022, com o objetivo de ter toda a frota implantada na Base Aérea de Tanagra até o verão [do hemisfério norte] de 2023.
 
Rafale EG Grécia
Um dos seis primeiros Rafale após o tradicional batismo com água. Foto: @isozygio
Além da compra dos 24 aviões franceses, Atenas ainda deseja adquirir 20 caças stealth F-35 Lightning II dos Estados Unidos. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Dassault Rafale, entrega, França, Grécia, Rafale, usaexport