O primeiro Rafale grego, entregue ao cliente no dia 21 de julho. Foto: Dassault.

Foi realizada na manhã de hoje (21) a cerimônia de entrega do primeiro caça Dassault Rafale da Força Aérea Helênica (HAF). A solenidade ocorreu no Centro de Testes de Voo da Dassault Aviation em Istres, no sul da França, e foi presidida pelo CEO da fabricante, Eric Trappier, junto do Ministro da Defesa Nacional da Grécia, Nikolaos Panagiotopoulos. 

A primeira entrega de um Rafale helênico, um modelo de dois assentos, ocorre pouco menos de seis meses depois que França e Grécia assinaram o contrato para a aquisição de 18 caças, sendo 12 usados da Força Aeroespacial Francesa e outros seis novos de fábrica.

De acordo com a Dassault, esta e as próximas cinco aeronaves serão usadas para treinar os pilotos técnicos da HAF na França, para mais tarde implantar os caças na Base Aérea de Tanagra, localizada ao norte de Atenas. Um grupo de militares, já treinados há vários meses na França, seguirão para o Centro de Treinamento de Conversão de Aviação (CTC) em Mérignac, França, para continuar seu treinamento.

Foto: Dassault.

“Após o Mirage F1 em 1974, o Mirage 2000 em 1985 e o Mirage 2000-5 em 2000, o Rafale agora voa orgulhosamente com as cores da Força Aérea Helênica. O Rafale é um game changer estratégico para a HAF. Desempenhará um papel ativo ao assegurar a liderança da Grécia como uma grande potência regional. Gostaria de reafirmar nosso compromisso total com o sucesso do Rafale na Grécia”, disse Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation.

Segundo a Dassault, o Rafale permitirá que a República Helênica garanta sua postura geoestratégica com total soberania. A entrega do primeiro Rafale é uma demonstração clara da determinação da França em atender às expectativas do governo da Grécia e participar ativamente da soberania do país, além de também ilustrar a excelente qualidade da cooperação da Dassault Aviation com a Força Aérea Helênica, ao longo de mais de 45 anos de parceria ininterrupta e forte.

Foto: Dassault.

DEIXE UMA RESPOSTA