Grécia solicita oficialmente aos EUA a compra de caças furtivos F-35

F-35A Lightining II- Foto da Força Aérea dos EUA por Airman Sênior Alexander Cook

A Grécia fez um pedido oficial aos EUA para a compra de caças furtivos F-35 para reequipar sua força aérea. A solicitação veio por meio do primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis.

“A decisão de entrar (Grécia) no programa F-35 Joint Strike Fighter será baseada em uma variedade de fatores, como o cronograma de entrega do caça, o plano de reembolso, a configuração da aeronave e uma possível combinação para obter um total de 18 a 24 jatos (novos ou usados ​​pela Força Aérea dos Estados Unidos, se disponível) ”, é mencionado na Carta de Manifestação de Interesse do Ministério da Defesa Nacional grego datada de 6 de novembro.

“Agradecemos a sua resposta imediata”, diz a carta do Ministério da Defesa Nacional da Grécia, assinada pelo Diretor-Geral de Armamentos e Investimentos, Theodoros Lagios.

Caças F-35

“Devido aos arranjos fiscais internos e outras regras aplicáveis ​​dentro do orçamento da UE e quadro de déficit, é crucial que os primeiros F-35s sejam entregues em 2021. De nossa parte, faremos todo o possível para implementar este programa ambicioso”, diz a carta. contínuo.

Ainda foi dito por uma autoridade grega que autoridades norte-americanas devem visitar a Grécia o mais rápido possível para alinhar as conversas sobre o caça.

“Gostaríamos que você atendesse a este pedido com o mais alto senso de urgência possível, porque temos uma janela de oportunidade para o possível fornecimento de F-35s em um futuro muito próximo”, enfatizou também o Ministério da Defesa Nacional grego.

No entanto, vale lembrar que a Grécia também vai comprar 18 caças Dassault Rafale, sendo que serão seis novos e 12 ligeiramente usados. Os Rafalaes começam a chegar em 2021.


As tensões com a Turquia indicam a preocupação grega em se armar e reequipar a sua força aérea.

Dassault Rafale- Foto: Dassault Aviation

Como o sistema antiaéreo russo S-400 adquirido pelos turcos pode criar problemas para a Força Aérea Grega, Atenas está se movendo rapidamente para adquirir aeronaves F-35 stealth, em combinação com a compra do Rafale.

 

Fonte de Apoio: Greek City Times / Edições: Aeroflap

DEIXE UMA RESPOSTA