Advertisement

Greve dos controladores na Itália causa cancelamento de mais de 800 voos

Itália voos controladores

Uma greve dos controladores de tráfego aéreo está marcada para acontecer na Itália amanhã (21), está prevista também a participação de funcionários dos aeroportos e também de companhias aéreas.

A greve terá início às 00h01 desta sexta-feira (21), e tem previsão de termino para às 23h59. A Autoridade de Aviação Civil Italiana garantiu que haverá slots para que os voos fossem operados em alguns horários, mas apesar disso as companhias aéreas foram obrigadas a cancelar diversos voos.

As greves de controladores na Europa tem sido mais frequente nesta retomada pós pandemia de Covid-19. Muitos postos de trabalho foram cortados desde o início da crise global de saúde em razão dos problemas financeiros enfrentados pelas empresas.

A situação na Itália segue indefinida desde alguns meses atrás, aconteceram diversas reuniões entre os sindicatos e a Autoridade de Aviação Civil Italiana sobre a remuneração e os contratos dos trabalhadores.

Com pouco tempo para realizar voos, as companhias aéreas estão buscando realocar um grande volume de passageiros para outros voos, visto que apenas das 05h00 às 08h00 e 16h00 às 19h00 estarão garantidos com os trabalhadores tanto de controladores como equipes de empresas aéreas e aeroportos.

Segundo as autoridades italianas, nenhum sobrevoo pelo país será afetado pela greve mas são esperados que 250 mil passageiros sejam impactados com a greve. 

A ITA Airways emitiu um comunicado informando o cancelamento de pelo menos 200 voos, principalmente chegando e saindo de Milão e Roma.

“Após a greve nacional dos controladores de tráfego aéreo e do setor de transporte aéreo na sexta-feira, a Companhia foi obrigada a cancelar alguns voos domésticos. Em cancelamentos nos primeiros voos disponíveis: 20% poderão voar no mesmo dia de 21 de outubro”, disse a companhia.

A ITA Airways está oferecendo remarcação gratuita e reembolso integral para os passageiros que solicitarem antes do dia 28 de outubro. A Ryanair precisou cancelar mais de 600 voos e seguiu o mesmo caminho da companhia aérea italiana para remarcar ou cancelar o voo.

A EasyJet precisou cancelar diversos voos e emitiu um comunicado sobre a situação de suas operações na Itália.

“Como a maioria das companhias aéreas que operam de e para a Itália, podemos ver algumas interrupções em nosso programa de voos em 21 de outubro. Aconselhamos os clientes que viajam para, de ou dentro da Itália nesta data para permitir tempo adicional para viajar de e para o aeroporto e verificar seu status de voo.”

 

 

Com informações da Simple Flying

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.