FAB Gripen E
Gripen F-39 sobre o Rio de Janeiro-Foto/Divulgação: SAAB

O mais novo caça da Força Aérea Brasileira, o F-39E Gripen, fez no último dia 12 de dezembro uma campanha de ensaio em voo em parceria com a força aérea.

Novo voo do Gripen E um avião do modelo C-130 Hercules acompanhou o novo caça, com intenção de levar fotógrafos no seu interior que registraram a aeronave em voo, utilizando como composição a paisagem exuberante do Rio de Janeiro, praticamente uma marca do Brasil no exterior.

Os testes com o Gripen E continuam a ser realizados em Gavião Peixoto, apesar do caça ter visitado diversas bases aéreas desde que desembarcou no Brasil em setembro deste ano.

O Brasil terá 36 unidades do caça que ficarão sediados na ALA-2, em Anápolis-GO. Das 36 unidades 28 serão da versão E (monoposto) e 8 da versão F (biposto). A previsão é que as quatro primeiras unidades operacionais cheguem no final de 2021.

Atualmente o F-39E está no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, localizado na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).

Neste centro serão conduzidos os testes que foram iniciados na Suécia. Estes testes vão garantir a certificação do mesmo, além do aprendizado e investimento no futuro caça brasileiros.

 

DEIXE UMA RESPOSTA