Gripen
Gripen F-39E da FAB-Foto; SAAB (Imagem Ilustrativa)

O caça primeiro Gripen E do Brasil deverá chegar ao país em 25 setembro desse ano pelo porto de Itajaí (SC).

De lá o caça será enviado para o Aeroporto de Navegantes (SC), onde será montado e fará seu primeiro voo, cujo o destino é a unidade de Gavião Peixoto, publicou o site da Revisra Asas.

Como já era de conhecimento do público, o primeiro Gripen E de fato vem ao Brasil esse ano para concluir os testes de voo necessários.

Outra novidade foi publicada em relação ao Gripen E da Força Aérea Brasileira (FAB). O Gripen E fará uma demonstração para o público em Brasília, no dia 23 de outubro, data em que se comemora o Dia do Aviador. 

Além disso, foi informado que a SAAB poderá voar o Gripen E no Brasil entre o dia 25 de setembro desse ano até 31 de dezembro de 2025.

SAAB Gripen E- Foto/Divulgação: SAAB

Contudo, o cronograma de entrega do caça para a FAB continua para 2021. O Brasil terá 36 caças Gripen E/F, que serão designados pela FAB como F-39.

Os caças ficarão sediados na ALA 2, em Anápolis-GO, sob responsabilidade do 1º Grupo de Defesa Aérea.


Um dos pontos fortes da compra do caça é a transferência de tecnologia, ou seja o Brasil vai aprender a construir o caça, tanto que uma parcela destes 36 serão construídos no Brasil, sendo que essa etapa já começou.

Os Gripens E substituirão aos poucos as unidades do F-5EM/FM e do A-1 AMX, e assim uma nova era de caças será iniciada na FAB.

 

DEIXE UMA RESPOSTA