Gripen E da FAB faz primeiro voo na Suécia- Foto: SAAB

A SAAB informou por meio de sua conta oficial no Twitter que amanhã (10/09) começarão os ensaios de voo do Gripen E/NG, da FAB que fez seu primeiro voo no mês passado

 

Os múltiplos testes são necessários para que a segurança do voo e a eficiência do avião em um possível combate seja alcançados com êxitos. Além disso, certificações especiais deverão acontecer, no programa de teste que se estenderá até 2021.

Gripen E da FAB decolando para seu voo inaugural-Foto; SAAB

As primeiras unidades do Gripen NG deverão chegar à FAB para o começo das operações em 2021, e os primeiros fabricados no Brasil no ano de 2024.

Gripen E da FAB decolando da fábrica da SAAB para seu primeiro voo- Foto: SAAB

O fator decisivo de compra foi a transferência de tecnologia, o que aumenta o número de profissões e ajuda a indústria aeroespacial brasileira.

Construir o caça em solo nacional com tecnologias brasileiras é um grande avanço, ao todo são 6 empresas brasileiras envolvidas na construção do caça, dentre elas a AEL Systems, que desenvolveu uma tela WAD, de tamanho único e adaptado para o cockpit do caça.

Essa tela chamada de WAD não será usada apenas nos 36 Gripens da FAB, mas também nos caças suecos, mostrando assim um exemplo do compartilhamento de tecnologia.