Gripen NG da Força Aérea Brasileira começa amanhã os ensaios de certificação

Gripen E da FAB faz primeiro voo na Suécia- Foto: SAAB

A SAAB informou por meio de sua conta oficial no Twitter que amanhã (10/09) começarão os ensaios de voo do Gripen E/NG, da FAB que fez seu primeiro voo no mês passado

 

Os múltiplos testes são necessários para que a segurança do voo e a eficiência do avião em um possível combate seja alcançados com êxitos. Além disso, certificações especiais deverão acontecer, no programa de teste que se estenderá até 2021.

Gripen E da FAB decolando para seu voo inaugural-Foto; SAAB

As primeiras unidades do Gripen NG deverão chegar à FAB para o começo das operações em 2021, e os primeiros fabricados no Brasil no ano de 2024.

Gripen E da FAB decolando da fábrica da SAAB para seu primeiro voo- Foto: SAAB

O fator decisivo de compra foi a transferência de tecnologia, o que aumenta o número de profissões e ajuda a indústria aeroespacial brasileira.

Construir o caça em solo nacional com tecnologias brasileiras é um grande avanço, ao todo são 6 empresas brasileiras envolvidas na construção do caça, dentre elas a AEL Systems, que desenvolveu uma tela WAD, de tamanho único e adaptado para o cockpit do caça.

Essa tela chamada de WAD não será usada apenas nos 36 Gripens da FAB, mas também nos caças suecos, mostrando assim um exemplo do compartilhamento de tecnologia.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.