Ucrânia Su-25 Rússia Guerra
Foto: Autor Desconhecido/Reprodução

Um vídeo que está circulando nas redes sociais flagraram dois caças Sukhoi Su-25 realizando um voo tático de baixa altitude com o uso de flares para despistar de possíveis mísseis antiaéreos infravermelhos e sistemas antiaéreos portáteis, mais conhecidos como MANPADS (Man Portable Air Defense Systems, na sigla em inglês). 

Ainda que não se saiba se a aeronave é pertencente às forças da Ucrânia ou russas, as imagens impressionam pelo fato da facilidade que os cidadãos ucranianos realizam registros reais de guerra. 

Segundo fontes consultadas pelo portal The Aviationist, o vídeo foi gravado na região de Severodonetsk, no lado leste da Ucrânia. Enquanto as aeronaves davam o rasante, uma grande quantidade de flares são disparados.

Curiosamente, o mesmo momento foi gravado por duas pessoas distintas, sendo que ambos os vídeos aparentam ter sido gravados por smartphones. Um vídeo conta com um zoom para obter uma visão mais próxima dos Su-25 e o outro com um plano mais aberto.

 

Confira abaixo os vídeos: 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por MilitaryAviation.in.UA (@ukraf)

 

 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por David Cenciotti (@theaviationist)

 

Sukhoi Su-25 Frogfoot

Rússia Ucrânia Su-25
Caça-bombardeiro SU-25UB- Foto: © Yuri Smityuk / TASS
(Imagem Ilustrativa)

O Su-25 Frogfoot também é um jato de ataque ao solo, porém, dedicado às operações de suporte aéreo aproximado e ataque de instalações de menor importância, como seu homólogo americano, o A-10 Thunderbolt II. 

Operando em 20 países, o Frogfoot ocupa a sétima posição com cerca de 470 aeronaves em serviço na Rússia, Iraque, Bielorrússia, Angola, Peru, Armênia, Azerbaijão e outros países.

Reconhecido por sua robustez e grande resistência ao fogo inimigo, o Su-25 pode carregar mais de 4 toneladas de uma variada gama de armamentos como mísseis anti-radar, bombas guiadas e foguetes pesados S-25, além de portar um canhão GSh-30-2 calibre 30mm de cano duplo.

Com informações: The Aviationist