Advertisement

Guerra na Ucrânia impulsiona produção do sistema antitanque Javelin

Javelin Estados Unidos Ucrânia

Produzido exclusivamente nos Estados Unidos e amplamente utilizado pelas tropas da Ucrânia contra a Rússia, o sistema portátil antitanque FGM-148 Javelin impressiona pela facilidade de manuseio e a sua capacidade de destruição.

Contudo, a Lockheed Martin, anunciou que a produção mais do sistema mais do que dobrou, entretanto, vê com preocupação o fornecimento contínuo do armamento para  a Ucrânia e demais clientes.

Em entrevista para a CBS, James Taiclet, presidente e CEO da Lockheed Martin, disse que a empresa pretende passar da taxa anual de produção de 2.100 para 4.000 sistemas antitanque, em um contrato que poderá custar até US $239 milhões.

O sistema Javelin é basicamente um míssil com parte eletrônica reutilizável. A ogiva consegue perfurar blindagens de veículos ou tanques. A unidade eletrônica detecta alvos através de ondas infravermelhas, que também servem para guiar o míssil com a ogiva, tornando o todo o sistema bastante assertivo quando em combate.

O Javelin pode atingir alvos localizados até 4,7 km do local de lançamento. Confira um pouco mais sobre o funcionamento no vídeo abaixo:

Além do Javelin, os Estados Unidos já enviaram 100 sistemas não tripulados Switchblade, um drone de pequeno porte, para os ucranianos. Este é um armamento com possibilidade de uso remoto, e pode atacar alvos em uma missão kamikaze.

Com informações: The Drive

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Estados Unidos, Guerra na Ucrânia, Javelin, Lockheed Martin, Rússia, Ucrânia, usaexport