Os acionistas da Airbus SE (Símbolo da Bolsa de Valores: AIR) aprovaram todas as resoluções propostas durante a Reunião Geral Anual (RGA) de 2019, incluindo a nomeação de Guillaume Faury ao cargo de Membro Executivo do Conselho Diretor por três anos.

Em uma reunião do Conselho realizada imediatamente após a RGA, Guillaume Faury foi nomeado formalmente ao cargo de Chief Executive Officer (CEO) da Airbus, sucedendo o CEO, Tom Enders, cujo mandato no Conselho terminou no fim da RGA. A Airbus anunciou em outubro passado que seu Conselho Diretor havia escolhido Faury, que anteriormente atuou como Presidente da Airbus Commercial Aircraft, para ser seu próximo CEO.

“É um prazer dar as boas-vindas para Guillaume Faury no Conselho e estou certo de que, no papel de CEO, ele conduzirá a Airbus com muito êxito durante a próxima década”, disse Denis Ranque, Presidente do Conselho Diretor da Airbus. “Guillaume tem o conjunto de habilidades e experiências necessárias para levar a Airbus adiante. Além disso, gostaria de agradecer a Tom Enders por todas as suas conquistas durante seu tempo como CEO, incluindo principalmente o valor gerado para nossos acionistas e o desenvolvimento de nossa Empresa, algo que beneficiou todos os nossos colaboradores e a cadeia de suprimentos”.

“É um grande privilégio assumir o cargo de CEO da Airbus e liderar essa extraordinária empresa na década de 2020. Gostaria de agradecer ao Conselho e aos acionistas pela confiança. Estou animado para trabalhar com nossas excelentes equipes e moldar a Airbus do futuro, para que possamos servir melhor nossos clientes, aumentar nossa competitividade e crescer de maneira sustentável”, afirmou Faury.

Os acionistas aprovaram também a reeleição de Catherine Guillouard, Claudia Nemat e Carlos Tavares, todos Membros Não-Executivos do Conselho, por um período de três anos. Hermann-Josef Lamberti informou o Conselho Diretor que não deseja renovar seu mandato ao Conselho na RGA de 2020 depois de 12 anos como membro do Conselho e 11 anos como Presidente do Comitê de Auditoria.

Na reunião do Conselho, foi decidido que Catherine Guillouard substituirá Hermann-Josef Lamberti no cargo de Presidente do Comité de Auditoria, enquanto Jean-Pierre Clamadieu passará a fazer parte do Comitê de Ética e Compliance com efeito imediato.

Sob recomendação do Comitê de Remuneração, Nomeação e Governança (Remuneration, Nomination and Governance Committee, ou RNGC, no original em inglês), o Conselho escolheu René Obermann para substituir Denis Ranque no cargo de Presidente do Conselho Diretor da Airbus quando seu atual mandato chegar ao fim ao término da RGA de 2020. Essa sucessão foi cuidadosamente preparada com o auxílio de um head hunter externo independente.

O Conselho tomou sua decisão após uma análise minuciosa de todos os possíveis candidatos internos e externos. O Conselho, com o apoio do RNGC, entregou (e continuará a entregar) com êxito uma sucessão tranquila tanto no nível de Conselho quando no nível de Gerência.

O sucessor de Denis Ranque deveria ser formalmente nomeado como novo Presidente do Conselho na reunião do Conselho Diretor realizada após a RGA de 2020. Entretanto, conforme a Airbus havia anunciado anteriormente, Denis Ranque pediu permissão para sair do Conselho para se dedicar a outros interesses após o término do seu mandato atual em 2020, quando ele terá completado sete anos no cargo de Presidente.

“Após uma análise meticulosa, o Conselho selecionou um candidato muito bem preparado para assumir o cargo de Presidente quando eu sair no ano que vem”, disse Denis Ranque. “Devido à sua função atual como Membro do Conselho, René Obermann já conhece muito bem a Airbus e sua formação empreendedora e experiência executiva na liderança de equipes de gestão sênior dão a ele as habilidades e a mentalidade correta. O conhecimento de René também será inestimável no que diz respeito ao foco particular dado à tecnologia na Airbus e sua nomeação mantém a diversidade internacional do Conselho”.

René Obermann é Membro independente e não-executivo do Conselho Diretor da Airbus desde abril de 2018. Ele atuou como Diretor da Warburg Pincus, uma empresa de private equity, desde 2015 e é também Membro dos Conselhos da Telenor ASA e da Allianz Deutschland AG. Entre 2006 e 2013, René Obermann foi Presidente da Deutsche Telekom AG.

O dividendo bruto de € 1,65 por ação proposto para o ano de 2018 foi aprovado na RGA e será pago na quarta-feira, dia 17 de abril. Esse valor representa um aumento de 10% sobre o pagamento feito em 2017.