Gulf Air aposenta seu último Airbus A330, que já operou na TAM

Foto - Divulgação

A Gulf Air retirou da sua frota ontem (28) o último Airbus A330 que estava em operação.

A aeronave de 20 anos foi a última do tipo na frota da Gulf Air, que agora usa o Boeing 787 Dreamliner para operações de longa distância. A aeronave aposentada operava com a matrícula A9C-KE.

Segundo o Planespotters.net, a aeronave foi entregue pela primeira vez à Gulf Air em maio de 2000. O A330 possui o número de série do fabricante 224 e foi originalmente registrado como A9O-KE.

Após apenas um ano de serviço, a aeronave foi arrendada à TAM Linhas Aéreas em junho de 2001. Permaneceu na TAM por pouco mais de um ano sob a matrícula PT-MSD. Em setembro de 2002, retornou à Gulf Air. Então, em dezembro de 2007, a aeronave recebeu a matrícula final, o A9C-KE.

O Airbus A330 fez seu voo final com passageiros no dia 20 de janeiro, pouco mais de uma semana atrás. Segundo o FlightRadar24.com, a última rota de passageiros foi de Dhaka para o Bahrein.

A aeronave foi retirada do Bahrein pela última vez às 10h20 de ontem (28), a aeronave decolou para seu local de descanso final, em St Athan, no Reino Unido, onde será desmontada.

O voo final da aeronave levou para St Athan, no Reino Unido. Imagem: FlightRadar24.com

Falando da despedida da aeronave, o diretor executivo da Gulf Air, Sr. Krešimir Kučko, disse à Aviation Pros: “Hoje nos despedimos de um de nossos jatos históricos emblemáticos. Esta aeronave Airbus 330 serviu à companhia aérea nacional por quase 20 anos e apoiou nosso crescimento nas últimas 2 décadas”.


Em março deste ano, a Gulf Air celebrará o 70º aniversário de seu primeiro voo. A companhia de bandeira do Bahrain foi fundada originalmente em 1950.

 

DEIXE UMA RESPOSTA