Gulfstream G650ER

Aviação Executiva Gulfstream

gulfstream_g650er_ground_6

Na LABACE 2016 tivemos o prazer de conhecer o famoso Gulfstream G650ER.

O G650ER é maior modelo da Gulfstream, o seu alcance sem escalas é de 7.500 milhas náuticas / 13.890 quilômetros à Mach 0,85. No Mach 0,90, o G650ER transporta até oito passageiros por 6400 milhas náuticas / 11853 quilômetros. Ele detém o recorde de alcance e velocidade na categoria e circunavegou o globo com somente uma escala.

_dsc5322e

Sua configuração permite lugares para até 19 passageiros sentados ou 10 com posição para dormir deitado. Sua velocidade máxima de operação é de Mach 0,92, seu peso máximo de decolagem é de 103.600 libras ou 46,992 kg, e sua altitude máxima é de 51000 pés.

Ele vem equipado com dois motores Rolls-Royce BR725A1-12 de 16,100 lbf.

_dsc5263e

A aeronave possui sistema fly-by-wire com cockpit PlaneView II, informações do Sistema de Gestão de Voo (FMS) e Cursor Control Devices (CCDs).

O sistema state-of-the-art sistemas de visão também ajudam pilotos ver mais e responder mais rapidamente às mudanças nas condições de voo. Com o Enhanced Vision System (EVS) II, uma câmara de infravermelho montada no nariz possibilita aos pilotos ver mais do que o olho humano consegue.

EVS II

EVS II

Imagens detalhadas de aeroportos e do terreno circundante são reforçadas à noite e em condições de baixa visibilidade. As imagens do SVE podem ser encaminhadas para um Head-Up Display (HUD) que se alimenta de dados em uma tela transparente no campo para a frente do piloto da visão.

EVS II Dispaly.

EVS II Display.

Para uma aeronave desse porte ela conta com o Sistema de Gestão de Cabine da Gulfstream (GCMS), os passageiros controlaram a temperatura, iluminação e persianas.

Também tem a opção de controlar via app para Apple iOS, Android, smartphones com tela touch-screen e tablets.

O design das janelas são ovalizados, dando um charme a mais na aeronave.

Vídeo feito por nós na LABACE:

https://www.youtube.com/watch?v=B-rBIYtN7RY

PERFORMANCE

Maximum Range *(Mach 0.85, 8 passengers, 4 crew and NBAA IFR reserves) 7,500 nm
High-Speed Mach 0.90
Long-Range Mach 0.85
MMO(Maximum Operating Mach Number) Mach 0.925
Takeoff Distance(SL, ISA, MTOW) 6,299 ft
Initial Cruise Altitude 41,000 ft
Maximum Cruise Altitude 51,000 ft

* NBAA IFR theoretical range. Actual range will be affected by ATC routing, operating speed, weather, outfitting options and other factors

WEIGHTS

Maximum Takeoff 103,600 lb
Maximum Landing 83,500 lb
Maximum Zero Fuel 60,500 lb
Basic Operating(including 4 crew **) 54,000 lb
Maximum Payload ** 6,500 lb
Payload with Maximum Fuel ** 1,800 lb
Maximum Fuel 48,200 lb

** Stated weights are based on theoretical standard outfitting configurations. Actual weights will be affected by outfitting options and other factors.

EXTERNAL DIMENSIONS

Length 99 ft 9 in
Overall Span 99 ft 7 in
Height 25 ft 8 in

INTERIOR

Total Interior Length 53 ft 7 in
Cabin Length(excluding baggage) 46 ft 10 in
Cabin Height 6 ft 5 in
Cabin Width 8 ft 6 in
Cabin Volume 2,138 cu ft
Baggage Compartment(usable volume) 195 cu ft

DESIGN STANDARDS

Avionics Gulfstream PlaneView™ II
Engines Two Rolls-Royce BR725 A1-12
Rated Takeoff Thrust(each) 16,900 lb
Passengers(Typical Outfitting) Up to 19

 

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Rodrigo Rott é Diretor Geral da Aeroflap