An-225 Antonov
‎Antonov An-225 durante um voo de demonstração no Show Aéreo de Paris de 1989 Foto: Ralf Manteufel (GFDL 1.2)

Produzido na década de 1980 ainda no período da União Soviética, o Antonov An-225 completou hoje 33 anos do seu primeiro voo. Apesar de ser conhecido não só como a maior aeronave, mas também o maior cargueiro do mundo, o An-225 foi desenvolvido pela atual Ucrânia para o Programa Espacial da União Soviética, mais especificamente, para transportar o ônibus espacial Buran.

Batizado em ucraniano de Мрiя ou Mriya, que significa sonho, o An-225 surgiu como uma esperança aos soviéticos na ambição de se tornar uma grande potência frente aos Estados Unidos. A aeronave de seis motores decolou pela primeira vez em 21 de dezembro de 1988, fazendo parte da Antonov Airlines desde então.

Para celebrar o feito especial, a Antonov divulgou um vídeo mostrando os feitos especiais do An-225 que vai desde os seus voos de testes até o emblemático dia em que o gigante ganhou os céus pela primeira vez.

Você pode conferir o vídeo especial abaixo:

Curiosamente, uma segunda unidade do An-225 chegou a iniciar a sua produção para dar apoio ao programa espacial soviético, mas por conta do colapso da União Soviética mais  dificuldade financeira por parte dos ucranianos, tais acontecimentos impediram que a segunda unidade parcialmente produzida fosse aos ares.

Atualmente, o Antonov An-225 é uma das poucas aeronaves com uma grande capacidade do transporte de cargas, a aeronave impressiona pela capacidade de transporte de cargas de até 250.000 kg. A carga única mais pesada já transportada pelo An-225 teve um peso máximo de 187,6 toneladas.

Entretanto, dado o sucesso do An-225, a Antonov produziu posteriormente uma versão menor, mas com grande capacidade de transporte de cargas, trata-se do Antonov An-124.

Para quem não sabe, o An-225 tem 14 pneus e rodas em cada lado do trem de pouso principal, além de um duplo trem de pouso na dianteira, totalizando mais 4 pneus e rodas. As três últimas fileiras de rodas são direcionáveis, para facilitar o taxiamento nos aeroportos.

A aeronave tem 88 metros somente de envergadura (asa), e você pode conferir mais curiosidades sobre o maior avião do mundo em operação acessando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA