Concorde sobre o Rio de Janeiro. Foto: Encarte promocional da Air France/Escaneado pela Equipe do Portal Aeroflap

Neste dia 21 de janeiro de 2020, o primeiro voo do Concorde está completando 44 anos.

O mesmo foi realizado entre Paris e Rio de Janeiro, com uma escala em Dakar. Na época, o voo com a aeronave da Air France, de matrícula F-BVFA, foi uma novidade ímpar para a aviação brasileira.

Uma das curiosidades sobre esse voo, além e claro de viajar em velocidades que poderiam chegar a Mach 2 (Máximo 2.500), eram as táticas do voo: Mesmo sobrevoando o estado da Bahia, o Concorde já iniciava procedimento de descida, devido a alta velocidade em que estava bem como a altitude de cruzeiro (máximo de 60 mil pés).

O voo entre as cidades durava cerca de 6 a 7 horas, o que é bem menos do que os voos comerciais atuais, que duram cerca de 12 horas.

Neste vídeo abaixo podemos ver algumas imagens do Concorde da Air France, inclusive com o cenário da Cidade Maravilhosa ao fundo:

Mesmo não tendo o conforto de um Boeing 747, e levando menos passageiros, os mesmos se conformavam com assentos mais apertados (configuração 2×2) pois o tempo mais rápido de viagem compensava.

Interior do Concorde- Foto: Via Web

Os voos com o Concorde ligado o continente sul-americano e o europeu acabaram em abril 1982, um dos motivos era o gasto que tais viagens custavam para a Air France.

Em 2003 o Concorde teve seu fim nos voos comerciais, ligado ao acidente em Paris em 2000, além do alto consumo de combustível e as dificuldades e restrições de operação do Concorde, que colocaram um fim deste ícone da aviação mundial.

Concorde no terminal internacional do Galeão. Foto: Arquivo O Globo

DEIXE UMA RESPOSTA