Há 64 anos: Pan Am recebia o 1º Boeing 707 e revolucionava a aviação comercial dos EUA

Pan Am Boeing 707 Aviação
Foto: Autor Desconhecido via Wikimedia Commons

Símbolo de prestígio e referência operacional, a Pan Am ou Pan American World Airways se tornou não somente a primeira companhia aérea a receber a primeira unidade do Boeing 707 de matrícula N707PA batizado de ‘Jet Clipper America’, mudando os rumos da aviação comercial dos Estados Unidos.

Em 15 de agosto de 1958, a Pan Am recebia o seu primeiro avião a jato para voos comerciais, momento em que os fabricantes estavam focados em produzir aviões mais velozes e com capacidade intercontinental.

Com o Boeing 707 entrando oficialmente na malha operacional somente em 17 de outubro de 1958, a Pan Am aproveitou o período de pouco mais de dois meses para realizar o treinamento de tripulação do novo jato.

Para se ter uma melhor noção, o momento especial de recebimento do primeiro Boeing 707 da Pan Am contou com a presença do presidente norte-americano Dwight D. Eisenhower, 34º presidente dos Estados Unidos. 

Se por um lado o fabricante Douglas estava empenhado no projeto do DC-8, a Boeing apostou os seus esforços no 707, avião que se tonou um divisor de águas para os seus projetos subsequentes e assim, superar os Havilland DH 106 Comet, produzidos no Reino Unido.

Com a aviação a jato ganhando novos rumos e deixando a aviação a pistão em segundo plano, a Pan Am logo tratou de utilizar o seu novo jato para voos na Europa, Caribe e América Latina.

Além disso, a Pan Am por pouco mais de um ano, foi a única operadora dos Estados Unidos a ser detentora de aviões a jato na sua frota, até 1959.

Com um pedido de US $270 milhões na época, a Pan Am encomendou 20 unidades do jato, incluindo outros 25 pedidos do rival Douglas DC-8.

Com mudanças significativas na aviação comercial, o Boeing 707 serviu de modelo para o fabricante norte-americano padronizar o embarque e desembarque dos passageiros nas portas dianteiras e traseiras pelo lado esquerdo das aeronaves, incluindo o carregamento, ao padronizar os compartimentos de cargas pelo lado direito.

Com informações: Airways Magazine

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Redator

Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação.


Contato: [email protected]