Advertisement

Hacker brasileiro descobre brecha de segurança em sistema de entretenimento sem fio da LATAM

Um pesquisador brasileiro, conhecido na internet como Boot Santos, descobriu uma vulnerabilidade no sistema de entretenimento da LATAM Airlines, o LATAM Play.

De acordo com Santos, a vulnerabilidade de software não compromete sistemas críticos da aeronave, como o computador de bordo, responsável pela pilotagem da aeronave.

A falha se resume a um erro de software que permite um passageiro mal intencionado acessar notebooks e celulares de clientes da companhia, durante os voos, através da transferência de um malware por procedimento de Phishing interno.

A preocupação é que esse malware pode rodar até mesmo depois do voo, de acordo com Santos, através de outra rede de internet. Ele é transmitido através do aplicativo da empresa, que pode ser baixado pelo sistema de wi-fi da aeronave.

O LATAM Play está disponível nas aeronaves para os passageiros via wi-fi, de acordo com Santos, todo o conteúdo fica listado em um servidor, que pode ser acessado por um hacker durante o voo, com essa vulnerabilidade.

Em nota a companhia aérea esclareceu esse “problema” para os passageiros:

O sistema de entretenimento de bordo da LATAM, o LATAM Play, é utilizado desde 2014 nas aeronaves narrow body (de corredor único), que fazem voos domésticos e entre países da América do Sul. Neste período, não houve registro de qualquer tipo de má utilização relacionada ao aplicativo. LATAM e seus fornecedores, Zodiac Inflight Innovation e Gogo, realizam constantemente testes para identificar problemas de segurança, aprimorar o sistema e melhorar a experiência dos clientes. No caso apontado, a solução já está em desenvolvimento e será implementada em toda a frota.

A companhia assegura que o aplicativo LATAM Play está restrito apenas ao sistema de entretenimento a bordo e não compromete de nenhuma maneira a segurança dos voos e nem os sistemas do avião. O LATAM Play tem a mesma natureza de outros sistemas de entretenimento de bordo utilizados em companhias ao redor do mundo – é uma rede aberta. Por isso, a LATAM recomenda que os mesmos cuidados tomados pelos clientes em seu dia a dia ao acessar redes públicas de hotéis, aeroportos e restaurantes, sejam aplicados também ao acessar a rede dentro dos aviões: manter o dispositivo pessoal sempre atualizado com ferramentas e controles de segurança instalados, como antivírus e senha de alta segurança para desbloquear o dispositivo. A companhia recomenda sempre instalar softwares e aplicativos de fontes confiáveis, por exemplo, das lojas oficiais Apple Store e Google Play”.

 

Via – The Hack

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Companhias Aéreas, Notícias

Tags: LATAM