Helicóptero AW169- Foto: Leonardo

A Leonardo anunciou a entrada do helicóptero bimotor intermediário leve e de última geração, AW169, no mercado mexicano VIP/executivo. Esse movimento evidencia o sucesso deste tipo de aeronave entre as operadoras da América Latina e do mundo, fortalecendo assim o papel da companhia italiana no segmento de helicópteros VIP multimotores do mundo, setor em que a empresa detém 40% de participação de mercado.

Um operador mexicano privado deve iniciar as operações com o AW169 em 2021, apresentando uma configuração altamente personalizada que combina os mais altos padrões de qualidade e conforto, ao mesmo tempo que aproveita o excelente espaço da cabine. Tipos populares como a série de bimotores leves AW109 e os bimotores intermediários AW139, também apresentaram uma boa performance nas mais variadas aplicações, incluindo transporte VIP/executivo, não só no México como em toda América Latina. O AW169 será agora uma nova opção para atender aos requisitos do mercado regional em expansão.

Por mais de três décadas, a Leonardo tem sido o OEM preferido dos clientes mexicanos para o transporte VIP/executivo com diversas variantes do AW109 vendidas e em operação. O AW169 oferece aos operadores de bimotores leves existentes no México maior carga útil, além de mais espaço e conforto. Adicionalmente, por ser a versão mais leve do AW139 de classe mundial, o AW169 se beneficia dos padrões da Família AW, oferecendo recursos semelhantes em uma escala menor e mais leve com equipamentos e sistemas diferenciados.

Os modelos AW109 GrandNew e Trekker continuarão ofertando as melhores soluções da categoria para aqueles que procuram bimotores leves com alto desempenho e níveis de personalização.

O AW169 incorpora vários novos recursos tecnológicos ao sistema de rotor, motores, aviônicos, transmissão e sistemas de geração e distribuição de energia. O AW169 pode acomodar confortavelmente até dez passageiros em sua cabine ampla e desobstruída, equipada com uma variedade de itens personalizados e sistemas de entretenimento. A aeronave é movida por um par de turboeixos Pratt & Whitney PW210A, que também possuem modo de unidade de potência auxiliar (APU), o que garante a continuidade do funcionamento do sistema de controle ambiental e rádios, dentre outras coisas, quando os rotores estão parados.

Já a cabine do AW169 apresenta tecnologia de ponta, incluindo um painel totalmente digital compatível com NVG, com três monitores de grande área e tecnologia touch de tela, com capacidade gráfica 3D aprimorada para máxima consciência situacional. Além disso, o AW169 possui rotor principal de velocidade variável avançada que melhora a eficiência e reduz a emissão de ruído externo. É também o primeiro helicóptero de sua categoria a entrar no mercado com trem de pouso elétrico retrátil, o que reduz a complexidade e os requisitos de manutenção. Esta solução disponibiliza um trem de pouso fixo e um trem de pouso deslizante como opções.

Um pacote de aumento de desempenho está em desenvolvimento para fornecer recursos ainda maiores aos clientes em todas as condições, incluindo Hot & High, para os quais o AW169 terá a melhor relação peso/potência da classe, tornando o AW169 o ajuste perfeito para operações no México.

Certificados em 2015, quase 240 AW169 foram encomendados por clientes em todo o mundo até o momento para realizar uma série de missões, incluindo VIP / transporte corporativo, EMS / SAR (Serviços Médicos de Emergência/ Busca e Resgate), aplicação da lei, combate a incêndios, coleta de notícias eletrônicas, serviços públicos, treinamento e missões militares.

 

Via- Leonardo

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