O H135 da Airbus Helicopters recebeu o certificado de tipo pela Federal Aviation Administration, para o seu novo cockpit Helionix. A primeira empresa cliente dos EUA para o H135 com Helionix é a STAT Medevac, que recebeu três helicópteros desse tipo no início deste mês.

O H135 com Helionix recebeu sua primeira certificação pela EASA (Agência Europeia de Segurança da Aviação), em novembro de 2016. Os primeiros clientes para o membro mais novo da família H135 foram o Ministério da Defesa do Reino Unido, bem como o operador norueguês de serviços de emergência de helicópteros, o Norsk Luftambulanse AS (Nolas).

Projetado pela Airbus Helicopters para oferecer maior flexibilidade de missão e segurança operacional, o Helionix surgiu da necessidade dos operadores de um sistema de aviônico mais poderoso, com maiores funções e capacidade de computação, mas que fosse mais fácil de utilizar e dependesse de menos telas. É composto de dois computadores e um layout de cockpit único com até quatro monitores eletrônicos projetados para melhorar a consciência situacional dos pilotos em voo.

A Airbus Helicopters já entregou mais de 1300 H135 a clientes de todo o mundo, que registraram um total de mais de 4,5 milhões de horas de voo até o momento.

 

Fotos – Airbus Helicopters