Helicóptero H160 da Airbus recebe aprovação da EASA

ACH160- Foto: Airbus

O bimotor H160 multimissão da Airbus Helicopters recebeu seu certificado de tipo pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), marcando um novo capítulo para o programa. A companhia espera ainda que a certificação pela Administração Federal de Aviação (FAA) também seja concretizada em breve, pouco antes da primeira entrega da aeronave a um cliente nos EUA ainda este ano.

“A conclusão bem-sucedida do certificado de tipo do H160 é o resultado de vários anos de trabalho e esforço realizados em conjunto pelas equipes técnicas envolvidas da Agência e pela Airbus Helicopters em um notável espírito de cooperação frutífera”, afirma Rachel Daeschler, diretora de certificação da EASA.

“É o resultado de esforços em projetos e testes para garantir que os mais altos padrões de segurança sejam alcançados. O design do H160 o torna adequado para uma ampla gama de missões versáteis. É também um dos mais ecológicos em relação ao consumo de combustível e um dos helicópteros mais silenciosos de sua categoria. Meus agradecimentos pessoais e meus sinceros parabéns são transmitidos à equipe técnica envolvida, que demonstrou continuamente alto compromisso com a colaboração construtiva para superar os desafios inerentes a esse projeto de certificação de tipo”, acrescentou.

“Estamos orgulhosos de o H160 ter recebido seu certificado de tipo pela EASA. Essa conquista representa anos de trabalho árduo projetando, industrializando e definindo o ecossistema de suporte com nossos fornecedores e parceiros. Gostaria de agradecer a todos que dedicaram seu tempo e energia para transformar esse helicóptero da próxima geração em realidade”, afirma Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters.

“Estou ansioso para que o H160 entre em serviço e ofereça seus recursos inovadores que tragam competitividade, além de conforto e segurança adicionais para clientes em todo o mundo”.

A Airbus Helicopters contou com três protótipos, a primeira aeronave de produção em série, e duas unidades fixas de testes adicionais – a unidade de testes dinâmicos e a unidade de testes de sistemas – para desenvolver e certificar a aeronave e segue amadurecendo-a antes de sua entrada em serviço.

Os helicópteros voaram mais de 1500 horas, tanto para testes de voo quanto para demonstração, para que os clientes pudessem experimentar em primeira mão a inovação e o valor agregado que o H160 trará para suas missões.


Projetado como um helicóptero multimissão capaz de executar uma ampla gama de missões como transporte offshore, serviços médicos de emergência, aviação comercial e privada e serviços públicos, o H160 integra as mais recentes inovações tecnológicas da Airbus Helicopters.

Isso inclui recursos de segurança inovadores como a assistência ao piloto e recursos automatizados da Helionix, além de proteção de envelope de voo. O helicóptero também oferece aos passageiros um conforto superior graças às lâminas Blue Edge, que reduzem o som, e à excelente visibilidade externa que beneficia os passageiros e os pilotos.

O H160 não foi projetado apenas pensando nos passageiros e pilotos. Os operadores também apreciarão sua competitividade graças ao aumento da eficiência de combustível e ao ecossistema de manutenção simplificada centrada no cliente: a acessibilidade do equipamento foi facilitada pela arquitetura otimizada do helicóptero, o plano de manutenção foi minuciosamente verificado durante as campanhas do Operador Zero e a aeronave é entregue com recursos intuitivos de documentação de manutenção em 3D.

 

Via: Airbus 

DEIXE UMA RESPOSTA