NASA Helicóptero Ingenuity Marte
Foto: Ilustração por NASA/JPL

Na segunda-feira (21), o helicóptero Ingenuity realizou com sucesso mais um voo em Marte. Neste, que é o oitavo voo da aeronave no planeta vermelho, a aeronave percorreu uma distância de 160 metros por 77,4 segundos, pousando a cerca de 133,5 m de distância do rover Perseverance, informou o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA no Twitter. 

No sétimo voo, realizado no dia 08 deste mês, o helicóptero deslocou-se por 106 metros e voou por 62,8 segundos, pousando em uma nova localização. O primeiro voo do Ingenuity em marte ocorreu no dia 19 de abril. A NASA informou que não há datas para a próxima decolagem do Ingenuity.

Segundo o Canaltech, o Ingenuity, diferentemente do Perseverance, é uma demonstração de tecnologia, sem objetivos científicos, que serve para testar a capacidade de uma aeronave realizar voos controlados na fina atmosfera marciana. Por isso, o helicóptero foi projetado para voar apenas cinco vezes, mas vem demonstrando um desempenho tão satisfatório que a equipe foi motivada a estender a missão para, assim, tentar levá-lo para voos mais ambiciosos. 

DEIXE UMA RESPOSTA