Foto: Leonardo.

Um helicóptero AH-11B Wild Lynx operado pelo 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1) da Marinha do Brasil participou, no período de 14 a 25 de janeiro, da comissão “Aspirantex/2021”, realizada na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro (RJ) e Itajaí (SC).

A aeronave matrícula N-4004 embarcou na Fragata União com um Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) de 14 militares. Durante a comissão, foram realizadas Limpezas de Área diurna e noturna, Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo (QRPB).

Destacamento Aéreo Embarcado do HA-1 durante a Aspirantex/2021. Foto: Marinha do Brasil.
Foram realizados voos de familiarização com Aspirantes da Escola Naval, aumentando seus conhecimentos a respeito das capacidades da aeronave e motivando-os quanto às possibilidades da carreira do Oficial Aviador Naval.
 
Por ocasião do regresso da missão, foram cumpridos os procedimentos de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus estabelecidos pelo Comando em Chefe da Esquadra, com base nas diretrizes do Ministério da Saúde e da Diretoria de Saúde da Marinha. 
 
A aeronave e sua tripulação foram submetidos aos protocolos previstos Unidade de Descontaminação Volante da Esquadra em São Pedro da Aldeia (UDVE-SPA).

Via Marinha do Brasil