Advertisement

Helicópteros da Rússia usam tática para ataques na Ucrânia com foguete, mas sem precisão

KA-52 Rússia

Para enfrentar a resistência de civis e militares Ucranianos, nos últimos dias a Rússia está recorrendo a uma tática de destruição em massa de cidades.

Um vídeo de aproximadamente um minuto mostra um desses ataques, realizado proximidades de Popasna, uma cidade perto de Luhansk, no leste da Ucrânia. Na ocasião foguetes não guiados foram lançados pelos helicópteros sem nenhum tipo de mira, como podemos observar pelo ângulo de ataque da aeronave.

Helicópteros KA-52 e Mi-28N Havoc também aparece nas imagens fazendo o mesmo tipo de ataque, lançando foguetes sem precisão. Veja no vídeo abaixo:

Vale ressaltar que os dois helicópteros russos já foram registrados nesta guerra com a Ucrânia utilizando mísseis guiados antitanque (ATGMs), como o míssil Vikhr-1, bem como foguetes não guiados, mas com um mínimo trabalho de precisão por parte dos tripulantes.

Ao mesmo tempo, neste primeiro vídeo, também podemos observar o uso de flares, para evitar ataques a partir de sistemas antiaéreo, como os MANPADS. Nas últimas semanas várias unidades russas do Ka-52 foram destruídas por forças ucranianas.

O vídeo abaixo mostra um pouco desses armamentos sendo utilizados em helicópteros KA-52:

Esse ataque demonstra que em algumas ocasiões as Forças Armadas da Rússia estão fazendo ataques somente para causar danos, sem nenhuma precisão de atingir alvos militares. O ângulo de ataque do helicóptero coloca o foguete em uma trajetória parabólica aumentada, ampliando o alcance da arma, mas diminui a precisão.

Em alguns treinamentos os militares normalmente descartam o seu armamento antes de retornarem para a base, no entanto, este procedimento é realizado em ambiente não habitado, ao contrário do vídeo acima. O mais provável neste caso é o uso de uma tática de dispersão de mísseis, conhecida como lançadores MLRS (Multiple Launch Rocket System).

A tática de destruição em massa das cidades está sendo aplicada nesta semana pelas forças russas na Ucrânia, como uma forma de tentar desestabilizar civis ucranianos, como em Mariupol que podemos ver o rastro dos ataques no vídeo abaixo.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Guerra, KA-52, Rússia, Ucrânia, usaexport