Hidroavião chinês AG600 deverá fazer teste no mar ainda esse ano

AG-600 Foto fornecida para chindaily.com.cn

A empresa estatal chinesa Aviation Industry Corp, fez um anuncio informando que planeja testar seu hidroavião AG600 no mar, na região do Qingdao, província de Shandong, leste da China. A data de previsão do teste é para o segundo semestre deste ano.

Um protótipo do AG600 já realizou 172 voo, que somaram 308 horas de voo. Até agora o total de horas chegou a 308 horas.

Atualmente são dois AG600 em testes, uma deles para testes em voo e o segundo para testes em terra. A empresa deverá começar a construção de outros quatro AG600 que também vão entrar em testes.

O AG600 teve seu projeto aprovado pelo governo em 2009. Ao todo mais de 10.000 pesquisadores, engenheiros e demais membros ajudaram no projeto. A construção do primeiro protótipo começou em março de 2014 e foi concluída em julho de 2016.

Foto: fornecida para chindaily.com.cn

O hidroavião fez seu primeiro voo em dezembro de 2017 em Zhuhai, na província de Guangdong, no sul da China, decolando e pousando em um aeroporto. Dez meses depois, realizou a primeira decolagem e pouso à base de água no reservatório de Zhanghe em Jingmen, província de Hubei, na China Central.

Com 37 metros de comprimento e envergadura de 38,8 metros, o AG600 tem aproximadamente o tamanho de um Boeing 737. Alimentado por quatro motores turboélice WJ-6 projetados domesticamente, ele tem um peso máximo de decolagem de 53,5 toneladas. Essas especificações o tornam o maior avião anfíbio do mundo, superando o japonês ShinMaywa US-2 e o russo Beriev Be-200.

O AG600 será encarregado principalmente de realizar combate aéreo a incêndios e busca e salvamento marítimos. Também pode ser reformado para realizar inspeções ambientais marinhas e pesquisas de recursos marinhos, além de transporte de pessoal e suprimentos, disse a empresa.


Fonte: China Daily

DEIXE UMA RESPOSTA