Advertisement

Holanda enviará caças stealth F-35 para a Bulgária; partido socialista se opõe

Caças stealth F-35 da Força Aérea Real da Holanda Foto: RNLAF.

Em meio à crise no Leste Europeu, a Força Aérea Real Holandesa (RNLAF) vai desdobrar até oito caças F-35A Lightning II e mais de 200 militares na Bulgária. O Ministro da Defesa Dragomir Zakov autorizou o movimento holandês no país no dia 08/03.

“Estamos falando de no máximo oito aeronaves. Três estão chegando inicialmente e depois, se necessário por algum motivo, mais virão”, disse Zakov.

O desdobramento dos caças da Holanda não ocorre sem críticas. O Partido Socialista Búlgaro (BSP) se opôs à implantação dos aviões furtivos . O vice-líder do BSP, Filip Popov, disse a repórteres na sexta-feira (11) que todas as instituições e serviços de segurança na Bulgária disseram que o conflito entre Ucrânia e Rússia não oferece perigo direto ao país.

Caças F-35A e F-16A da Força Aérea Real Holandesa (RNLAF – KLu). Foto: Ministério da Defesa da Holanda.

“Nossos ministros do Gabinete votaram contra a vinda desses caças à Bulgária para nos proteger, porque não há necessidade no momento, dada a situação e os dados de todos os serviços”, disse ele.

Segundo a Agência de Notícias Búlgara, os F-35 da RNLAF operarão a partir da Base Aérea de Graf Ignatievo, que atualmente é sede de um esquadrão de MiG-29 Fulcrum. Os caças stealth realizarão atividades de policiamento aéreo ao lado das aeronaves da própria Força Aérea Búlgara.

MiG-29 Fulcrum da Força Aérea Búlgara.

O ministro disse que o policiamento aéreo conjunto está planejado há muito tempo e que há dois meses ele disse que a Holanda se juntaria depois da Espanha. Ele estava convencido de que a guerra na Ucrânia não é o único motivo, mas “a insegurança na Europa exige reforçar nossa defesa aérea com a ajuda de nossos aliados”.

Caças Eurofighter Typhoon e 200 militares da Força Aérea Espanhola estão atuando na Bulgária desde fevereiro. Os F-35 holandeses estarão no país entre 1º de abril de 31 de maio.

A RNLAF realizará missões de monitoramento padrão, mas só os caças da Bulgária poderão usar a força. As aeronaves aliadas estão equipadas com armas, mas só podem usá-las defensivamente, explicou Zakov. “Se uma intervenção for necessária para proteger o espaço aéreo búlgaro, os jatos búlgaros farão isso com a permissão do ministro da Defesa da Bulgária”, disse ele.

F-35 A Holanda OTAN
F-35 da Real Força Aérea da Holanda. Foto: Anno Gravemaker

A ida dos aviões holandeses para a Bulgária é mais um movimento da OTAN no sua ação de Policiamento Aéreo Aprimorado (EAP) no Leste Europeu. As tensões no flanco leste da aliança militar já haviam causado o envio de múltiplas plataformas aéreas na região, o que só vem aumentando desde o início da guerra no final de fevereiro. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Bulgária, F-35, Holanda, Ucrânia, usaexport