A British Airways e a Iberia, controladora da Iberia, agora esperam receber 75 aeronaves nos próximos três anos, pois reduz os requisitos de frota de acordo com as expectativas de que a demanda de passageiros não retornará aos níveis pré-crise antes de 2023.
O novo plano de frota marca uma redução de 68 aviões no número de entregas de novas aeronaves que originalmente planejava receber de 2020 a 2022, a maior parte das quais são aviões para voos de curta distância.
O plano de frota abrange todas as empresas do Grupo IAG, que também incluem a Aer Lingus e Vueling, ao lado da BA e da Iberia.
No resumo, o Grupo IAG esperava originalmente receber 143 aeronaves nos próximos três anos, agora só deve receber 75, sendo que 38 aviões devem ser entregues neste ano, seis a menos do que o planejado originalmente.
Ano | Entregas de aviões narrowbody | Entregas de aviões widebody | Total de entregas |
---|---|---|---|
2020 | 16 (-3) | 22 (-3) | 38 (-6) |
2021 | 6 (-27) | 9 (-) | 15 (-27) |
2022 | 13 (-27) | 9 (-8) | 22 (-35) |
Total | 35 (-57) | 40 (-11) | 75 (-68) |
Fonte: Apresentação dos resultados do IAG Q1 |
Enquanto o Grupo IAG ainda planeja receber nove aeronaves de duplo corredor em 2021, agora espera adicionar apenas seis aeronaves de corredor único no próximo ano. Isso seria um adiamento da entrega de 27 aeronaves.
A empresa espera adiar mais 27 entregas de aeronaves de curta distância em 2022, recebendo apenas 13 aeronaves.
”Acho que, quando olhamos para o nosso plano de frota, vimos uma mudança muito significativa no que era o plano quando o anunciamos em novembro do ano passado para o que será para 2021 e 2022, e você precisa levar em consideração a flexibilidade temos com a frota existente e aeronaves arrendadas ”, disse o executivo-chefe do IAG, Willie Walsh, falando durante um briefing de resultados do primeiro trimestre.
“Como várias aeronaves já são financiadas do ponto de vista de caixa, faz sentido pegar a aeronave porque teremos pago pré-entrega; portanto, quando pegamos a aeronave e depois colocamos o financiamento no local, é realmente um benefício em dinheiro para nós.”
Ele observa que a maior parcela dos adiamentos planejados de aeronaves narrowbody é um reflexo de várias questões.
“Isso reflete a frota atual que temos [e] a necessidade de substituir isso, a disponibilidade da aeronave para se encaixar em alguns dos planos de rede que temos, por isso não é um problema único”, diz Walsh.
Ele acrescenta que tanto a Boeing quanto a Airbus foram “muito positivas” durante as negociações das entregas.