Foto: Divulgação.

A Israel Aerospace Industries (IAI) e a Aviatic MRO UAB assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para o estabelecimento de um centro de manutenção de aeronaves (MRO – maintenance, repair and overhaul) no Aeroporto Siauliai, na Lituânia. 

No local serão realizados serviços de manutenção e revisão de aeronaves, conversão de aviões de passageiros Boeing 737NG para configuração cargueira além do treinamento, certificação e licenciamento de pessoal. 

O centro, batizado de Aviatic MRO, será administrado pela Aviatic que também apoiará a interação com os reguladores lituanos, incluindo planejamento e desenvolvimento de infraestrutura.

A previsão é de que o local seja inaugurado em 2022 em um hangar inovador que permitirá a realização de todas as tarefas de MRO imediatamente após a inauguração.

Yossi Melamed, Gerente Geral do Grupo de Aviação da IAI, comenta: “O novo centro criará uma âncora profissional e comercial para manutenção de aeronaves na Lituânia. Ele está estrategicamente localizado perto de alguns dos centros de transporte aéreo mais movimentados do mundo”

“Assinar o MoU de colaboração com a Aviatic em um momento em que o mercado de aviação está enfrentando as consequências da pandemia COVID-19 atesta a experiência da IAI em aviação e a forte confiança que nossos clientes em todo o mundo têm em nós.”

“Estamos satisfeitos que a IAI tenha confiado nos especialistas de alta qualidade, localização estrategicamente conveniente do Aeroporto Internacional de Siauliai e perspectivas de crescimento futuro – os recursos que oferecemos no Aviatic MRO” comentou Dmitrij Cheliadin, do Conselho de MRO da Aviatic, sobre a nova parceria estratégica com a companhia israelense

“Esta é uma grande conquista para o setor da aviação da Lituânia e um reconhecimento especial do esforço que já dedicamos a este projeto e só podemos esperar que esta parceria se torne ainda mais forte no futuro próximo. Nesse ínterim, estamos preparando a infraestrutura necessária na SQQ.”