IATA Travel Passaporte Iberia
Foto: Iberia

A companhia aérea espanhola Iberia, será a primeira empresa a utilizar o passaporte de saúde IATA Travel para passageiros em voos da Europa para América do Sul. A Copa Airlines foi a primeira companhia aérea a utilizar o IATA Travel em fase de testes em voos nas Américas do Sul e Central em fevereiro.

A Iberia informou que irá utilizar pela primeira vez no dia 10 de abril em um voo partindo de Madrid com destino a Montevideo no Uruguai. Para realizar a viagem com o IATA Travel os passageiros precisarão seguir cinco passos no site da empresa, dentro do processo o passageiros irá preencher o formulário e criar uma conta no aplicativo da IATA.

Todos os dados preenchidos pelos passageiros serão integrados ao aplicativo que terá também os dados do passaporte de viagem juntamente com as informações necessárias para entrada em determinado país. Esta é uma das medidas da IATA em manter a segurança de todos que estejam em viagens aéreas pelo mundo.

Cerca de 24 companhias aéreas em todo mundo estão testando o novo aplicativo e passaporte de saúde, alguns países como a Cingapura já aprovaram o uso do aplicativo da IATA. 

Outros países como os Estados Unidos estão buscando alternativas para verificar as informações sobre a vacinação dos passageiros antes de entrarem no país. A União Europeia tem seguido a mesma linha do país norte-americano, entretanto a British tem utilizado o aplicativo VerfiFly.

“Tendo a segurança como principal preocupação, contamos com tecnologia para reabrir fronteiras, estimular viagens e voltar ao normal o mais rápido possível. Temos certeza de que o passaporte digital de saúde terá um papel fundamental nessa empreitada e é o caminho certo para facilitar a movimentação de pessoas, proporcionando aos clientes uma experiência de aeroporto mais simples, rápida e sem contato ”. Disse Gabriel Perdiguero Diretor de Clientes e Sistemas da Iberia.