Advertisement

Iberia repassa slots à concorrente Volotea com intuito de conseguir aprovação da nova holding

Air Europa

A companhia aérea espanhola Volotea está pronta para facilitar a aquisição da Air Europa pela controladora da Iberia, ao reforçar a concorrência em rotas sobrepostas que poderiam atrair objeções regulatórias europeias.

Sob um acordo provisório com o Grupo IAG, a Volotea abriria pelo menos duas e até quatro bases na Espanha, a fim de pegar rotas através de faixas horárias transferidas da Iberia ou da Air Europa. A Volotea diz que a Iberia propôs as ações corretivas com o objetivo de “facilitar” a liberação do acordo IAG-Air Europa na Comissão Europeia.

O IAG divulgou a aquisição da Air Europa em novembro passado, em uma negociação que envolve 1 bilhão de euros. Juntamente com a Iberia, a IAG já possui outra companhia espanhola, a Vueling.

A Volotea diz que sua independência do portfólio de operadores espanhóis do Grupo IAG significa que é um candidato “ideal” para o problema proposto, que ainda precisa ser examinado e aceito pela Comissão.

“Se a Comissão aprovar esta proposta, a Volotea fortalecerá significativamente seu crescimento na Espanha”, diz a companhia.

Foto – Iberia/Reprodução

A empresa diz que abriria de duas a quatro bases sob o plano, embora não tenha identificado os locais. A companhia aérea já possui bases nas Astúrias e Bilbau e serve vários destinos espanhóis, incluindo Madri, Barcelona, ​​Sevilha e Valência.

A Volotea diz que se concentrou em melhorar a conectividade entre cidades europeias de tamanho médio, e o presidente-executivo Carlos Munoz diz que o acordo do IAG permitirá “dar um importante passo adiante”.

Os clientes espanhóis, acrescenta, se beneficiarão da capacidade da companhia aérea de “lançar novas rotas a preços muito competitivos e com um alto nível de serviço”.

Foto – Volotea/Divulgação

Volotea opera em 92 voos semanais dentro da Espanha, dentre as mais de 300 em sua rede geral, e afirma que o acordo do IAG permitirá aumentar sua presença em Madri e melhorar a conectividade entre regiões autônomas e territórios insulares da Espanha.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.