A WOW Air, uma companhia aérea de baixo custo da Islândia, foi adquirida pela Icelandair por apenas US$ 18 milhões, através de um acordo de transferência de ações.

O pagamento foi realizado através da transferência de 272 milhões de ações da Icelandair para Skuli Morgensen, que é fundador da WOW.

As ações da Icelandair aumentaram quase 50 por cento depois de anunciar a aquisição da WOW, o maior ganho percentual de um dia no preço de suas ações desde setembro de 2009.

De acordo com a companhia aérea compradora, a intenção é criar uma forte companhia para voos transatlânticos, mas manter a marca da WOW funcionando como uma referência em voos low cost de média e longa distância.

A WOW Air já foca neste mercado com suas ações recentes ela adicionou novos aviões na frota, como o A321neo para voos da Europa aos Estados Unidos, devido à autonomia do avião. Além disso a companhia está próxima de receber o primeiro A330-900neo da frota.

Com o A321neo, a WOW Air se concentrou em usar a Islândia como um ponto de conexão entre destinos na Europa e dos Estados Unidos, logicamente a passagem é comercializada com um preço baixíssimo, mas competitivo em relação às outras companhias.

O A321neo da WOW Air é equipado com 208 assentos, em duas “classes”, e o A330neo da companhia será entregue com 369 assentos.

A WOW Air opera com 20 aviões, do modelo A330 e A320, enquanto a Icelandair tem 35 aviões em sua frota.