Advertisement

Imagens: 777-200 da United sofre grave pane no motor e faz pouso de emergência em Denver

Ontem (20), um Boeing 777-200 da United Airlines sofreu uma grave pane no motor direito e teve que realizar um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Denver, no estado americano do Colorado. 

A aeronave de matrícula N772UA operava o voo UA-328 entre Denver e Honolulu (Hawaii), com 231 passageiros e 10 tripulantes a bordo. Durante a subida pouco depois da decolagem, as carenagens do motor direito (um Pratt & Whitney PW4077) se soltaram. 

O vídeo abaixo mostra partes do turbofan caindo em uma área residencial na cidade de Broomfield, distante 29 quilômetros de Denver. Destroços atingiram casas e carros. 

Nesse outro vídeo pode-se ver a gravidade dos danos no motor.

Segundo a agência Reuters, assim que as imagens dos destroços no solo começaram a circular pela internet, a Polícia de Broomfield pediu para que os mesmos não fossem tocados, a fim de não prejudicar a investigação posteriormente. 

John Sloan, leitor do site Aviation Herald, viu e relatou o incidente com o 777: “Eu estava voltando para casa e um ouvi um estrondo. Achei que fosse um caça rompendo a barreira do som, mas quando olhei pra cima vi um avião comercial bimotor com a proa mais ou menos para oeste. As nuvens estavam baixas e ele estava logo abaixo delas então foi difícil discernir os detalhes visuais, mas logo eu escutei o barulho do motor ir de silencioso para moderadamente alto. Não sei se ele [o piloto] aplicou potência ou se foi algum efeito acústico.” disse Sloan ao Aviation Herald. 

O relato continua: “Logo atrás parecia haver uma grande nuvem preta, assim como parecia haver uma trilha de fumaça preta saindo do motor. Ao passar por cima de mim a trilha de fumaça desapareceu. Depois de passar por mim, o avião começou a virar de volta para o aeroporto e desapareceu nas nuvens. Ele parecia estar sob controle o tempo todo.”

Foto: Hayden Smith.

A aeronave retornou ao aeroporto e fez um pouso de emergência. Ninguém ficou ferido no incidente. A Administração Federal de Aviação (FAA) e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) abriram investigações sobre o ocorrido. 

Parte frontal da carenagem do motor do N772UA. Foto: Polícia de Broomfield.

Em 2018 um incidente semelhante envolvendo um 777-200 da United, matrícula N773UA, ocorreu durante o voo 1175 entre São Francisco e Honolulu. A aeronave tinha 363 passageiros e 10 tripulantes a bordo. Ninguém ficou ferido.

Partes da carenagem do motor em um campo de futebol em Broomfield. Foto via Aviation Herald.
Parte do motor do N772UA. Foto via Aviation Herald.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: 777, Falha de Motor, Incidente, United, usaexport