Imagens: caça stealth TF-X turco sai da linha de produção e taxia pela primeira vez

TAI TF-X KAAN (MMU) é o primeiro caça projetado na Turquia. Aeronave stealth de 5ª geração deve voar ainda em 2023. Foto via @AceJaceu
TAI KAAN (MMU) é o primeiro caça projetado na Turquia. Aeronave stealth de 5ª geração deve voar ainda em 2023. Foto via @AceJaceu

A Turquia começou as avaliações em solo do seu novo avião de caça, o stealth TF-X, também chamado de MMU (National Combat Aircraft). A aeronave iniciou os testes de táxi, antecipando a cerimônia de roll-out prevista para amanhã (18).

As imagens divulgadas pela mídia turca nesta sexta-feira (17) mostram o primeiro protótipo em uma pista, rodeado por funcionários da Turkish Aerospace Industries (TAI), fabricante do jato. Estas também são as primeiros fotos do avião fora da sua linha de produção. 

Segundo o portal SavunmaSanayi, o TF-X/MMU acionou os dois motores e taxiou com sua própria forçando, marcando o primeiro táxi bem sucedido do novo avião. A aeronave também realizar seu primeiro voo ainda em 2023, dois anos antes do inicialmente previsto.

O jato recebeu uma pintura cinza, com tons mais escuros na seção frontal da fuselagem, e cores mais claras no radome, entradas e ar fuselagem traseira. A aeronave é impulsionada por motores norte-americanos: os General Electric F110-GE-129E, cada um gerando 29 mil libras de empuxo em regime de pós-combustão. Os F110, no entanto, só serão usados nos protótipos ou modelos de produção inicial, já que a Turquia está desenvolvendo um motor mais potente e avançado para o caça. 

O programa do TF-X foi lançado em 2010, pouco depois que o governo da Turquia decidiu projetar e construir um caça de 5ª geração nacional para substituir a frota local de caças F-16, a 2ª maior do mundo, superada apenas pelos Estados Unidos. O programa foi amplamente acelerado em 2019 quando a Turquia foi removida do programa do caça F-35 norte-americano, por adquirir mísseis antiaéreos russos do sistema S-400.

Embora tenha o desenho semelhante ao F-22 Raptor, os primeiros três protótipos do MMU, Block 0 e Block 1, serão aviões de 4.5 geração. Seu projeto será atualizado para 5ª geração posteriormente, algo que também pode ocorrer com o KAI KF-21 Boramae sul-coreano. 

O MMU terá 21 metros de comprimento, 14m de envergadura e 6m de altura, com capacidade para atingir ultrapassar os 2400 km/h (Mach 2.2) em grande altitude. A aeronave também terá supercruise, ou seja, poderá voar a velocidades supersônicas mais baixas sem o uso de pós-combustão, aumentando sua autonomia. 

 

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Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.