U-100, na linha de montagem da Embraer- Foto: Embraer

A linha de montagem da Embraer em Melbourne, na Flórida é responsável pela fabricação dos jatos executivos Phenom 100 e 300. Essa semana imagens estão circulando a internet onde mostra um Phenom 100 nas cores do 6º ETA (Esquadrão de Transporte Aéreo), da FAB, sediado na ALA 1, Brasília-DF.

U-100, na linha de montagem da Embraer. Foto:Embraer

A aeronave que será integrada pelo Esquadrão Guará (como também é conhecido o 6º ETA), ostenta a cor cinza que define as aeronaves do 6º ETA que atualmente são os C-97 Brasília e os C-95M Bandeirante (estes com as cores camufladas), C-98A Gran Caravan, U-35 e U-55 Learjet. Em Brasília também fica sediado o GTE (Grupo de Transporte Especial), que tem como missão transporte as altas autoridades do país, como por exemplo o Presidente da República.

U-100, na linha de montagem da Embraer. Foto: Embraer

Na FAB os Phenom 100 seriam renomeados de U-100, a FAB teria encomendado quatro unidades do U-100. As aeronaves seriam usadas para transporte de autoridades e militares.

Logotipo da FAB estampado em um Phenom 100 ou U-100, como será chamado dentro da FAB- Foto: Embraer

O 6º ETA também tem como missão transporte logístico, lançamento de paraquedistas e transporte de órgãos, missão essa que o 6º ETA se destaca bastante.